RELATO DE RODA DE CONVERSA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFISSIONAIS DA PSICOLOGIA VALTADA AO PÚBLICO TRANS: PROJETO DE EXTENSÃO DE ESTUDANTES DA FACULDADE DE CIÊNCIAS HUMANAS E EXATAS DO SERTÃO DO SÃO FRANCISCO - FACESF

Autores

  • Nayara Kelly Gomes da Silva Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco - Facesf
  • Paula Cristina Lopes Martins
  • Roberta Evely Lima Alencar
  • Eduarda Maria Santos da Silva
  • Adrian Luan Freire Cavalcante

Palavras-chave:

psicologia, população trans, roda de conversa

Resumo

Este resumo trata de um encontro acadêmico realizado na modalidade de roda de conversa durante o Projeto de Curricularização da Extensão – PCE, no curso de Psicologia da FACESF, por um grupo de discentes do 8º Período em 2021.2, que teve como tema “Acessibilidade e Inclusão Social: formação da(o) profissional psicóloga(o) voltado ao público trans”. Para introdução é importante trazer que, na atualidade, os manuais diagnósticos já não atribuem a transexualidade a um quadro patológico. O caminho que se percorre a partir de então é o de não se basear em tais noções diagnósticas como parâmetros de tratamento e cuidado. A transexualidade é uma identidade sexual e de gênero que extrapola os padrões heteronormativos ou cis normativos impostos pela sociedade. As pessoas transexuais, por não se encaixarem nessas normas até então vigentes, sofrem uma infinidade de violências e enfrentam uma série de lutas com as quais a psicologia tem responsabilidades e compromissos. Esta comunidade necessita então de serviços (des)naturalizadores e especializados, e é diante de quaisquer espaços, especialmente na saúde, que tais profissionais precisam estar aptos a atendê-la: por meio de um psicodiagnóstico, um trabalho clínico, um serviço público de saúde, lazer e educação, uma psicoeducação nas relações formais e informais da sociedade. Desta forma, o projeto teve o objetivo geral de levantar reflexões sobre a realidade histórica e interdisciplinar da referida população no Brasil e os objetivos específicos de contribuir com a formação profissional dos estudantes de Psicologia da FACESF, ao aproximar os estudantes da comunidade e das demandas sociais. Com isso, a metodologia direcionada se deu por meio do desenvolvimento e organização de um Plano de Ação que foi avaliado e ajustado junto ao corpo docente e o qual foi seguido do início ao fim: escolha e explanação da atividade, estudos teóricos, decisão do público-alvo, o local e como ocorreria. Os resultados obtidos foram de uma conversa sobre e com a referida comunidade e um engajamento com todo público que abriu tangíveis diálogos. Assim, chegou-se à conclusão da necessidade de capacitação desses profissionais para intervenções de fato científicas e humanizadas.

Publicado

2023-06-30