ENSINO DE HABILIDADES SOCIAIS NO BRINCAR

Autores

  • Francinara Lucena Vieira FACESF

Palavras-chave:

Ensino, Brincar, Infantil

Resumo

As brincadeiras oferecem grandes oportunidades de Ensino de Habilidades Sociais, contribuindo para o desenvolvimento infantil. Os brinquedos para Brougère e Wajskop (1997) têm um valor simbólico que domina a função do objeto, ou seja, um cabo de vassoura simbolicamente nas mãos de uma criança pode transforma-se em um belo cavalo. Assim como o brinquedo de fato pode ter outras funções, “a criança não faz distinção entre o brinquedo e o que ele significa, mas a utilidade que terá nas representações que são feitas com ele” (BISCOLI 2005, p. 29). Objetivos: Assim o objetivo desta oficina é compartilhar as experiências vividas enquanto acompanhante terapêutica para crianças autistas. Levar o ensino estruturado das habilidades sociais no contexto do brincar, elencar quais ajudas podemos oferecer (ajudas: física total, intermediaria, ecóica imediata, intraverbal), e executar os procedimentos de correção quando necessários. Método: Apresentar os recursos terapêuticos disponíveis (brinquedos, músicas e cartões de comunicação), fazendo do uso do role play com os participantes da oficina. Resultados esperados: Contribuir na formação acadêmica dos envolvidos e para o desenvolvimento do ser humano, independente de idade. Conclusão: As brincadeiras são espaços de exploração de sentimentos e valores, assim como uma estratégia de ensino de habilidades sociais, as crianças ali envolvidas se tornam ativas no processo, sendo a brincadeira um papel central para o desenvolvimento infantil.

Publicado

2023-06-30