A IMPORTÂNCIA DO AFETO NA RELAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Autores

  • Jussara Rafaela dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco

Palavras-chave:

Desenvolvimento emocional, afetividade, relação professor-aluno

Resumo

Para Herin Wallon - um dos principais teóricos estudado na psicologia escolar - a dimensão afetiva é essencialmente social e é marcado por ser o primeiro e mais importante aspecto no desenvolvimentos dos vínculos entre as pessoas. Desse modo, a relação professor-aluno é marcada principalmente pela construção afetiva e emocional das crianças. A relação entre esses dois marca positiva, ou, negativamente, o processo de aprendizagem dos escolares, uma vez que a inteligência e a construção afetiva são imbuídas uma à outra e juntas formam a construção do psiquismo humano. Desse modo, a relação professor-aluno é gigantescamente importante para o processo de aprendizagem de crianças e adolescentes. Independentemente da metodologia abordada e aplicada no processo de ensino aprendizagem fica claro, como aponta as múltiplas escolas psicológicas que se ocupam das teorias do desenvolvimento, a importância do afeto na relação professor-aluno. Para Lavaca e Fagali (2003) o afeto ocupa, no espaço escolar, um lugar de grande importância no desenvolvimento da personalidade do escolar, bem como na aprendizagem. Wallon (1979) afirma que a afetividade e a inteligência ocupam um lugar tão importante no desenvolvimento humano que são apontados pelo autor como formadores da personalidade dos indivíduos. De acordo com o mesmo autor, o desenvolvimento da afetividade está ligado às questões internas dos indivíduos, questões essas que se projetam no mundo físico no processo de construção da personalidade, ou seja, no que a pessoa irá se tornar. No tocante a aprendizagem Wallon (1979) comenta que o processo vincula-se “às sensibilidades externas e está voltada para o mundo físico, para a construção do objeto”. Desse modo, a afetividade atravessa a relação do sujeito e do objeto construindo uma ponte para a construção de terminadas característica humanas capazes de potencializar positivamente o desenvolvimento da criança e do adolescente, a saber, o fortalecimento do eu, a empatia, a curiosidade - necessária para o processo de aprendizagem - e altruísmo. A história da construção da infância atravessa os tempos e, vem sendo palco, para diversas Ciências. Oliveira (2013) comenta que a infância foi percebida somente no século XIII d.c. Os séculos anteriores foi marcado pela “adutização” da criança, ou seja, os meninos e meninas do período anterior ao século XIII eram tratados como pessoas adultas, com as mesmas responsabilidades, incluindo as atividades laborais. Dessa forma, a descoberta da infância foi marcada por algumas modificações no tocante a forma de tratamento dos infantes, ocorridas inicialmente, no seio familiar, e após, pelas instituições sociais. Após séculos de transformações sociais a descoberta da importância do afeto e da afetividade na construção da personalidade e na aprendizagem das crianças e adolescentes toma, a cada dia que passa, mais corpo ocupando, dessa forma, grande espaço de debate na sala de aula e na sociedade de modo geral. Objetivo geral: Apresentar os aspectos teóricos da concepção de afeto e afetividade no processo de construção do ensino-aprendizagem e na consequente relação professor-aluno. Objetivos específicos: Compreender a importância do desenvolvimento da personalidade do professor; explorar os impactos da personalidade do professor  na relação desenvolvida na sala de aula com crianças e adolescentes. Metodologia:  O minicurso  será dividido em dois pontos, a saber, a parte teórica com exposição de conteúdo; quanto o segundo momento será realizado discussão do tema com os participantes. Resultados: Pretende-se que os participantes se conectem teórico e vivencialmente com os conceitos em discussão, e que se debrucem na importância de um olhar amplo para o indivíduo e as questões relacionadas ao desenvolvimento afetivo/emocional com destaque para a relação.

Publicado

2023-06-30