A QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO

UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA

Autores

  • Maxwel da Silva Dias Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Liberalina Santos de Souza Gondim Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

qualidade de vida, professor, docente, ensino médio

Resumo

Esta pesquisa tem como principal objetivo investigar artigos científicos sobre qualidade de vida dos docentes brasileiros do ensino médio, com uma metodologia de pesquisa do tipo revisão sistemática de literatura. Realizou-se levantamento de dados no mês de outubro de 2020, utilizou-se os descritores: qualidade de vida; ensino médio; professor; docente. Os critérios de inclusão da pesquisa foram: artigos científicos brasileiros publicados entre 2016 e 2020 nas bases de dados eletrônicos Scielo e Pepsic. Foram excluídos: trabalhos em idioma diferente do português, artigos indisponíveis ou pagos e revisões de literatura. Os resultados mostram que a maioria dos autores 24 dos 35, são doutores; as Qualis das revistas onde foram feitas publicações são duas A1, duas A2 a duas B1; e as regiões sudeste e sul tem mais produções quando comparada as demais. Ao fim deste trabalho foi verificado a necessidade de produzir de pesquisas de psicologia sobre o tema.

Biografia do Autor

Maxwel da Silva Dias, Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Discente em Psicologia da Faculdade de Ciência Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF).

Downloads

Publicado

2021-02-10

Como Citar

Dias, M. da S. ., & Gondim, L. S. de S. . (2021). A QUALIDADE DE VIDA DE DOCENTES BRASILEIROS NO ENSINO MÉDIO: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DE LITERATURA. Revista Psicoatualidades, 1(1), 19–32. Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/Psicoatualidades/article/view/263

Edição

Seção

Artigos