ESTRESSE OCUPACIONAL EM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE FLORESTA-PE NA PANDEMIA DA COVID-19
Palavras-chave:
Ensino remoto, Estresse Ocupacional, COVID-19Resumo
O estresse ocupacional está relacionado aos aspectos do ambiente em que o indivíduo está inserido, impactando as realizações das atividades. O presente estudo tem por objetivo investigar a incidência do estresse ocupacional em professores de ensino fundamental II da rede municipal de Floresta-PE durante a pandemia da covid-19, frente as mudanças nos processos de ensino. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo com uma amostra de 15 professores. Foi utilizado como instrumentos questionários sociodemográficos e sobre o ensino remoto, como também aplicação da Escala de Estresse no Trabalho (EET). Uma pesquisa aplicada via internet respeitando o distanciamento social. Ao analisar os dados foi perceptível que houve mudanças nos processos de ensino, como: a dificuldade em acompanhar o aluno a distância, de acesso e utilização dos recursos tecnológicos e falta de capacitação, ocasionando desafios ao lecionar as aulas. Observou-se que dentre os 15 participantes quatro apresentaram nível elevado de estresse e três níveis moderados. Além disso, quatro participantes obtiveram score três nos itens referentes a competição e a insatisfação com seus superiores. Por fim, evidencia-se a necessidade de estudos no âmbito estadual e nacional sobre o assunto para o desenvolvimento de estratégias de saúde ocupacional e otimização do ensino remoto.