UMA ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA DA COVID-19 EM GESTANTES E A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO.

Autores

  • Ilkislaine Gomes da Silva Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Luiz Araújo Florentino Júnior Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Gestação, Pandemia, Pré-natal psicológico, COVID-19

Resumo

A gestação é um processo natural que envolve mudanças físicas, mental e econômica. Devido ao agravamento da pandemia da COVID-19, muitas mulheres têm dúvidas, medos e receios do que pode acontecer consigo ou com o embrião/feto caso contraia a doença. Diante disso, buscou-se analisar os fatores que podem levar as gestantes a desencadear alterações psicológicas diante das consequências do novo coronavírus. Através de análise de comentários na plataforma de vídeos on-line YouTube, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, utilizando a leitura exploratória, analítica e reflexiva acerca dos comentários, que contribuíram para o seu desenvolvimento a fim de elucidar a pergunta norteadora. Para isso, foram selecionados vídeos de doutores e especialistas em saúde da mulher, publicados entre os anos de 2020 e 2021, utilizando-se os seguintes descritores de forma combinada: Gestação e Pandemia; COVID-19 e Gravidez. Feita a análise dos comentários dos vídeos, o conteúdo foi organizado em três categorias que se referem aos efeitos da COVID-19 em gestantes que contraíram o vírus; dificuldades encontradas para acesso aos serviços de saúde e impactos psicológicos da pandemia da COVID-19 na saúde mental. Diante das informações obtidas na pesquisa, pode-se perceber que os fatores vivenciados durante a pandemia, como a exigência do isolamento social, dificuldades na realização do pré-natal e medo de contrair o vírus, acabam gerando resultados negativos nos processos psicológicos das gestantes.

Downloads

Publicado

2023-06-29

Como Citar

Silva, I. G. da, & Florentino Júnior, L. A. (2023). UMA ANÁLISE DAS REPERCUSSÕES PSICOSSOCIAIS DA PANDEMIA DA COVID-19 EM GESTANTES E A IMPORTÂNCIA DO PRÉ-NATAL PSICOLÓGICO. Revista Psicoatualidades, 2(1), 36–47. Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/Psicoatualidades/article/view/269

Edição

Seção

Artigos