SÍNDROME DE BURNOUT EM TEMPOS DE PANDEMIA: A TENSÃO EMOCIONAL EM PROFESSORES UNIVERSITÁRIOS NAS AULAS REMOTAS EM BELÉM DO SÃO FRANCISCO- PE.
Palavras-chave:
Síndrome de Burnout, pandemia, professoresResumo
A Síndrome de Burnout é resultado do estresse vivenciado em um longo período de tempo no seu espaço laboral, onde as tentativas para enfrentar essas situações de perturbação foram insuficientes para lidar com a carga emocional. Deste modo, o objetivo do estudo foi de mensurar o desgaste profissional dos professores de ensino superior de Belém do São Francisco–PE durante a pandemia a partir do ensino remoto, e verificar a predisposição à Síndrome diante adaptações à pratica da docência. A pesquisa é de caráter descritiva exploratória e o método de análise de dados utilizado foi o quantiqualitativo. Para coleta de dados, foi aplicado o Maslach Burnout Inventory - Educators Survey para verificação do esgotamento profissional e um questionário sociodemográfico para analisar a relação existente entre as variáveis e o cansaço ocupacional. Evidenciou-se que o grupo pesquisado se encontra moderadamente esgotado, onde 40,9% da amostra concentra-se na categoria mais alta de exaustão emocional, e que a pouca habilidade com aparatos tecnológicos, a carga horária e o tempo de experiência com a docência foram os fatores que mais influenciaram para esse esgotamento. Além disso, verificou-se que professores que lecionam nos cursos de Educação e Saúde, especificamente os cursos de Letras e Psicologia, foram os que mais apresentaram pontuações elevadas na exaustão emocional. Sendo esta pesquisa desenvolvida em duas instituições específicas de funcionamento privado, os resultados obtidos não podem ser estendidos à outras realidades, e que, por essa razão, faz-se necessário a realização de estudos futuros em instituições públicas e com maior número de voluntários.
Palavras-chave: Síndrome de Burnout; pandemia; professores