Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

EDITAL DE SUBMISSÃO DE TRABALHOS

 A Comissão Organizadora do Congresso de Fisioterapia do Sertão do São Francisco (CONFISF) representada pelo seu Comitê Científico, comunica que a partir de 19 de setembro de 2022 estarão abertas as inscrições para submissão de trabalhos acadêmicos no evento.

1.REGRAS PARA INSCRIÇÃO E SUBMISSÃO DE TRABALHOS

1.1. Para submeter trabalho acadêmico, o autor que apresentará trabalho deve se inscrever no evento (link disponível no site da FACESF www.facesf.edu.br ).

1.2. A submissão de trabalhos deve ser feita até as 23 horas e 59 minutos do dia 09 de outubro de 2022.

1.3. Após a inscrição do trabalho, este será encaminhado à comissão científica do evento para avaliação.

1.4. Serão aceitos trabalhos inscritos na modalidade de apresentação de pôster, bem como propostas de atividade nas modalidades de minicurso e oficina.

1.5. Estudantes de graduação e graduados em Fisioterapia e áreas afins das ciências da saúde poderão submeter trabalhos na modalidade de pôster.

1.6. Propostas de minicurso e de oficina só poderão ser submetidas por, no mínimo, graduados. 

1.7. Serão aceitos trabalhos acadêmicos individuais ou em coautoria de, no máximo, 4 autores.

1.8. Cada participante poderá inscrever até 2 trabalhos como autor responsável pela inscrição.

1.9. Pelo menos um dos autores deverá participar da apresentação do trabalho.

1.10. Todos os autores inscritos no evento receberão certificados de apresentação de trabalho.

1.11. O resultado da avaliação dos resumos será divulgado a partir do dia 10 de outubro de 2022 por e-mail endereçado aos autores.

1.12. Resumos que não estiverem de acordo com as normas ou com erros gramaticais que necessitem de grandes correções ou alterações poderão ser reprovados a critério da Comissão Científica do evento.

1.13. Os resumos avaliados serão enquadrados em uma das seguintes categorias: 1. Aprovado e 2. Reprovado. O Comitê Científico justificará os casos de reprovação.

1.14. Não caberão recursos acerca da decisão do Comitê Científico quanto a não aprovação de resumos submetidos.

 

2.FORMATAÇÃO DOS RESUMOS – PÔSTER

2.1. Título: fonte Arial, tamanho 12, caixa alta, negrito, centralizado, espaçamento entre linhas simples. Deixar o espaço de uma linha entre o título e o órgão de fomento (caso tenha). O título do trabalho deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado. Obrigatoriamente, devem constar informações institucionais e de autoria. Contudo, essas informações serão retiradas do resumo quando este for enviado aos avaliadores, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação. É imprescindível que as informações sobre autoria e instituição estejam no formulário de inscrição.

2.2. Resumo: fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento simples entre linhas e parágrafo único. Formato A4 com margens laterais, superior e inferior, de 2,5 centímetros. NÃO poderá conter figuras, tabelas e abreviaturas não uniformizadas na literatura. Deixar uma linha entre o corpo do texto e as referências bibliográficas. Todos os resumos são limitados ao número de no mínimo 100 palavras e no máximo de 400 palavras. O resumo deve conter: Introdução (estado atual do conhecimento sobre o tema); Objetivo geral e Objetivos específicos; Método (método de investigação utilizado no estudo, material/casuística, estatística); Resultados (quais os achados mais relevantes); Conclusões (deve confrontar os resultados com a literatura e incluir as limitações do estudo) e Palavras-Chave. Os termos Introdução, Objetivo geral, Objetivos específicos, Método, Resultados, Conclusões e Palavras-Chave devem estar expressos no resumo em negrito.

2.3. Palavras-Chave: escrever na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. No mínimo 3 e no máximo 5.

2.4. Referências bibliográficas: fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento simples entre linhas. É composta pelo título REFERÊNCIAS, em caixa alta e negrito, com as principais referências utilizadas no trabalho (mínimo 3 e máximo 5), numeradas, em ordem alfabética.

2.5. O cabeçalho, anterior ao título, deverá conter os seguintes dizeres: IV Congresso de Fisioterapia do Sertão do São Francisco - FACESF, em fonte Arial, tamanho 11, centralizado, espaçamento simples entre linhas. 

2.6. O arquivo deve estar no formato WORD, pois arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos avaliadores, ocasionando a recusa do trabalho. Arquivos em PDF, ou em outro formato que não permita edição, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação.

3.REGRAS DE APRESENTAÇÃO – PÔSTER

3.1. Os pôsteres serão apresentados em sessão específica de exposição de pôsteres.

3.2. A apresentação e a avaliação dos pôsteres ocorrerão no dia 14/10, sexta-feira, das 19h30 às 21h30. Contudo, na tarde do dia 14, a partir das 17h, os pôsteres deverão estar expostos no espaço de apresentação para apreciação do público.

3.3 O autor-apresentador do trabalho deverá permanecer junto ao pôster durante todo o tempo da sessão (dia 14/10, 19h30h às 21h30h), para responder questões dos interessados e da comissão avaliadora que solicitará, em algum momento da sessão, uma breve apresentação do seu trabalho, com duração estimada entre 5 e 10 minutos.

3.4. O trabalho poderá ser apresentado somente pelos autores que estão inscritos no evento.

3.5. A apresentação será realizada somente mediante a confirmação da inscrição do apresentador no evento.

3.6. O trabalho de pôster deve ter as seguintes dimensões: largura: 90 cm e altura: 120 cm, e deve ter o cordão para fixação.

3.7. É obrigatório que o título do trabalho no pôster seja idêntico ao título do trabalho submetido ao evento.

3.8. Letras em formato Arial, tamanho mínimo 18 e máximo 26, sendo o título em caixa alta, negrito, com tamanho mínimo 40 e máximo 50.

3.9. Os pôsteres podem apresentar o símbolo da FACESF, mas essa condição é opcional, no entanto, é obrigatório conter no pôster o nome do evento: IV Congresso de Fisioterapia do Sertão do São Francisco - FACESF.

3.10. Devem apresentar a estrutura: Introdução, Objetivo, Método, Resultados, Conclusão e Referências.

3.11. De preferência ter imagens e dados ilustrativos.

 

4.FORMATAÇÃO DOS RESUMOS – MINICURSO E OFICINA

4.1. Título: fonte Arial, tamanho 12, caixa alta, negrito, centralizado, espaçamento entre linhas simples. Deixar o espaço de uma linha entre o título e o órgão de fomento (caso tenha). O título da atividade deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação da atividade proposta. Obrigatoriamente, devem constar informações institucionais e de autoria. Contudo, essas informações serão retiradas do resumo quando este for enviado aos avaliadores, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação. É imprescindível que as informações sobre autoria e instituição estejam no formulário de inscrição.

4.2. Resumo: fonte Arial, tamanho 12, justificado, espaçamento simples entre linhas e parágrafo único. Formato A4 com margens laterais, superior e inferior, de 2,5 centímetros. NÃO poderá conter figuras, tabelas, etc. NÃO deve conter abreviaturas não uniformizadas na literatura. Deixar uma linha entre o corpo do texto e as referências bibliográficas. Todos os resumos são limitados ao número máximo de 400 palavras. O resumo deve conter: Introdução (estado atual do conhecimento sobre o tema); Objetivo geral e Objetivos específicos; Metodologia (descrição dos procedimentos); Resultados esperados; e Palavras-Chave. Os termos Introdução, Objetivo geral, Objetivos específicos, Método, Resultados, Conclusões e Palavras-Chave devem estar expressos no resumo.

4.3. Palavras-chave: escrever na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Arial, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. No mínimo 3 e no máximo 5.

4.4. Referências bibliográficas: fonte Arial, tamanho 10, justificado, espaçamento simples entre linhas. É composta pelo título REFERÊNCIAS, em caixa alta e negrito, com as principais referências utilizadas no trabalho (mínimo 3 e máximo 5), numeradas, em ordem alfabética.

4.5. O cabeçalho, anterior ao título, deverá conter os seguintes dizeres: IV Congresso de Fisioterapia do Sertão do São Francisco - FACESF, em fonte Arial, tamanho 11, centralizado, espaçamento simples entre linhas.

4.6. O arquivo deve estar no formato WORD, pois arquivos submetidos em outro formato podem inviabilizar a leitura pelos avaliadores, ocasionando a recusa do trabalho. Arquivos em PDF, ou em outro formato que não permita edição, serão excluídos automaticamente no início da fase de avaliação

 

5.REGRAS PARA MINICURSOS E OFICINAS

5.1. O proponente deve ser graduado em Fisioterapia ou em uma das áreas das afins das Ciências da Saúde.

5.2. Comprometer-se em estar presente na data e no horário definidos para a realização da atividade.

5.3. Minicurso e oficina só poderão ser ministrados pelos autores inscritos no evento. 5.4. Os minicursos serão on-line e ocorrerão nos dias 13/10, das 14h30 às 17h30 e 14/10, das 8h30 às 11h30 e 14h30 às 17h30 de acordo com a programação divulgada do evento.

5.5. Os minicursos e oficinas serão presenciais e ocorrerão nos dias 13/10 e 14/10, de acordo com os horários divulgados pela programação do evento.

5.6. É de inteira responsabilidade do proponente providenciar o material necessário para a realização da oficina ou minicurso, sendo de responsabilidade do evento fornecer o local e disponibilizar datashow.

5.7. O deslocamento e a hospedagem durante o evento são de responsabilidade do proponente da atividade, não sendo responsabilidade do evento fornecer recursos para ambos.

5.8. É vedado ao proponente estipular qualquer tipo de taxa aos participantes.

5.9. A avaliação das propostas seguirá os seguintes critérios: 1. Coerência entre a temática da oficina ou minicurso e as áreas da Fisioterapia e da Saúde; 2. Clareza dos objetivos; 3. Descrição detalhada da metodologia.

Política de Privacidade

Os nomes e endereços informados nesta revista serão usados exclusivamente para os serviços prestados por esta publicação, não sendo disponibilizados para outras finalidades ou a terceiros.