FATORES QUE LEVAM ALUNOS CONCLUINTES DO ENSINO MÉDIO DOS ANOS 2016 E 2017 DA COMUNIDADE QUILOMBOLA DE UMBURANA-OROCÓ-PE, A NÃO INGRESSAR E PERMANECER NO ENSINO SUPERIOR
Palavras-chave:
Alunos concluintes, Comunidade quilombola, Permanência no ensino superiorResumo
O papel das instituições de Ensino Superior cada vez mais vem ganhando importância no meio estudantil. Observar-se, porém que para alguns estudantes, a formação superior não passa de um sonho, cujas barreiras de acesso parecem serem intransponíveis. O objetivo desta pesquisa visa elencar, dentro dos fatores externos e internos que levam os estudantes ao não ingresso em universidades, identificando os fatores desmotivadores que após a conclusão do ensino médio levam os mesmos a não prosseguir com os estudos. Foram feitas coleta de dados em análise documental de estudantes concluintes dos anos de 2016 e 2017, e entrevista com os mesmo através de questionário fechado, mediante o termo de autorização. Em análise verificamos alguns dados significativos: que a maioria dos entrevistados tem idade de 17 anos. Os fatores externos, como acessibilidade, estrutura física, convivência escolar, assim como também incentivos em relação ao futuro acadêmico precisam de um “olhar” mais atento, para não desmotivar esses estudantes. E os fatores de contribuição de ingresso nos chamaram bastante atenção, principalmente em relação a projetos sociais de educação superior, esses dados nos mostraram que, apesar de vivemos em um mundo tecnológico, as informações estão disponíveis a qualquer momento, e para alguns o acesso a tal informação não é conhecida. No que diz respeito sobre programas de educação superior voltados para a comunidade, uma das perguntas foram: “Na sua comunidade tem projetos voltados para a educação superior? que no qual marcariam umas das opções: sim, não, não sei. E todos marcaram que não! Duas das autoras dessa pesquisa fazem parte desses movimentos sociais: Sem Terra e Quilombolas, e sabemos que existem sim programas de incentivos estudantis, como é o caso do PRONERA (Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária). O desejo de conhecer e aprender são fatores determinantes para o desenvolvimento de um crescimento pessoal e profissional. Em virtude desses resultados propomos ações com finalidade social, como por exemplo: divulgações e palestras motivacionais em escolas e comunidades, que até então desconhecem estes incentivos educacionais para o ingresso em universidades e amenizar os fatores que levam a não permanência no ensino superior. À medida que percebemos que os resultados de nossas ações são compensatórios, esforçamos – nos para ter um desempenho eficaz, quanto mais o indivíduo se percebe eficaz, melhores serão seus resultados.