OBSERVAÇÃO DA PRÁTICA DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL NA GERÊNCIA REGIONAL EDUCACIONAL

Autores

  • Nayara Kelly Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Paula Martins Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Lucimary Bezerra Florentino Alves Serapião Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Psicologia Educacional, Prática, Educação Inclusiva, Relato

Resumo

Este trabalho pretende ser apresentado por Comunicação Oral pois se trata da observação que realizamos da prática de uma psicóloga atuante no subsetor de Educação Inclusiva, numa Gerência Regional de Educação (GRE), onde foi possível perceber a interação da sua atuação na realização das atividades e condutas. Nesta introdução, para melhor compreensão do que foi observado, apontamos alguns dados importantes: como surgiu a Psicologia Educacional e Escolar no Brasil; qual a atuação da pessoa profissional nessa área e o que é a Gerência Regional de Educação. Um dos meios para a chegada da Psicologia no Brasil foi a própria Psicologia Escolar e Educacional, primeiro com a aplicação de métodos psicológicos em instituições educacionais, médicas e organizacionais, depois como disciplina de outros cursos profissionalizantes e somo especialização em pós-graduação, e por último como curso profissionalizante. Atualmente, o Conselho Federal de Psicologia em acordo com o Ministério do Trabalho concordam que a pessoa profissional da área, atua em instituições formais e informais de educação com o objetivo de incentivar a reflexão e melhorar a construção do conhecimento. A GRE, por sua vez é a organização em escala Regional que atende (com materiais à capacitações) um rede de escolas. Esta apresentação oral tem por objetivo geral compartilhar os conhecimentos adquiridos do inicio ao fim desde trabalho: e tem por objetivos específicos levar a reflexão sobre fatores  importantes da prática da psicologia educacional além do desenvolver das nossas habilidades de oratória. Como metodologia foi utilizado um Roteiro de Observação, que conteve uma entrevista destinada à psicóloga, questões destinadas a observação em si, um espaço para relatar sobre o ambiente físico e social e outro para registro de demandas. Dentre os resultados mais relevantes estão a contribuição da psicóloga no âmbito educacional e o modo como ela se comporta, além do quanto a comunidade atendida e também em geral necessitam conhecer e compreender sobre os serviços públicos, já que o trabalho dela é um serviço social. Percebendo esses detalhes, é fácil chegar à conclusão de que expor essa vivência pode ser benéfica para todas as partes envolvidas. Ademais esta troca de experiência tem por intenção levar a reflexão, que nós tivemos com essa realidade, para pessoas que talvez, possa ainda não ter tido oportunidade semelhante.

Publicado

2019-11-10