MACHINE LEARNING

INTERFERÊNCIAS AO SUJEITO E À SUA SUBJETIVIDADE NA ERA DAS INFORMAÇÕES ONLINE

Autores

  • Maria Izabel de Moraes Barros Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Jonathan dos Santos Rausch Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Maria Margarida da Conceição Neta Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Maria Jackeline Gomes dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Lucimary Bezerra Florentino Alves Serapião Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Confiança, Informação, Machine learning, Redes sociais, Subjetividade

Resumo

A Machine Learning, ou em tradução literal, Aprendizado de Máquina pode ser usada para levar informações tendenciosas e permitir que sejam transmitidas ao usuário certo. Há diversos teóricos preocupados com a subjetividade do sujeito ser afetada pelas informações (FOSTER, 2012; BALDACCI et al, 2017; RODRIGUES, 2018) visto que esse mecanismo molda a opinião dos usuários de diversas formas. Foi buscado entender como é usada essa tecnologia, nos principais meios de obtenção de informação, online, relacionada à forma de passar informação ao usuário e a sua influência. Obter quais, destes meios de obtenção de informação mais tem a confiança dos estudantes de Psicologia da FACESF, de Belém de São Francisco, para relacionar às informações encontradas, pois, segundo Baldacci, Buono & Gras (2017, p. 157 et seq) os utilizadores privilegiam conteúdos que confirmam suas visões de mundo, e essas plataformas não só privilegiam isto, mas sabem e também têm acesso à visão dos utilizadores. Houve utilização do método exploratório, para compreender o funcionamento e a problematização da Aprendizagem de Máquina e relacionar aos dados obtidos na pesquisa de campo, na qual se fez o uso da escala de Likert (1932). Dos resultados obtido pela pesquisa e questionário, foi obtido que os alunos confiam em um dos meios de mais fácil manipulação, os aglomeradores, cerca de 68% deles e 80% não confiam nos fóruns, sites capazes de entregar diversos pontos de vista, aumentando a subjetividade quanto às informações. Embora entregue um resultado preocupante na pesquisa com os alunos, a confiança dos acadêmicos está bem distribuída, podendo não sofrer grande parte das influências dos mecanismos da Machine Learning nas redes sociais pela baixa confiabilidade deles à estas. Em relação à pesquisa bibliográfica é algo que deve ser mais estudado a fundo, pois foi encontrado, além das interferências à subjetividade e opiniões do sujeito, como a relação de perfis falsos e bots, uma possível relação com o aumento da tendência suicida para com pessoas com transtornos mentais, como ocorrido com o caso da baleia azul em diversas redes sociais que, embora seja fácil ser resolvido a maior parte do problema, removendo palavras-chaves da Aprendizagem de Máquina nos portais, aglomeradores, fóruns e nas redes sociais, ainda pode não ser o bastante para acabar com a influência negativa do mecanismo nesse contexto, como em qualquer outro aqui falado, se fazendo necessária a intervenção da psicologia.

Publicado

2019-11-10