AS REDES SOCIAIS E O IMPACTO DA VISÃO DO OUTRO NO PROCESSO DE CONSTRUÇÃO DA AUTOESTIMA DOS ADOLESCENTES DO ENSINO MÉDIO DO COLÉGIO ESTADUAL DULCINA CRUZ LIMA

Autores

  • Abson Otávio Alves do Nascimento Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Any Roberta Silva Vieira Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Beatriz dos Santos Silva Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Marcia Ferraz da Silva Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Maria Jackeline Gomes dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Lucimary Bezerra Florentino Alves Serapião Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Adolescência, Autoestima, Redes socais, Visão do outro

Resumo

A adolescência é uma fase de grande importância para o jovem, tendo um grande peso na formação da sua autoestima. Nela o indivíduo se afasta um pouco da família e começa a conhecer melhor o mundo, outras pessoas, priorizando muito aquilo que vem da mídia, principalmente redes sociais e outros jovens como ele, fenômeno que despertou grande interesse no grupo e nos levou a essa pesquisa no Colégio Estadual Dulcina Cruz Lima, na cidade de Rodelas-BA. O artigo teve como objetivo geral analisar o impacto das redes sociais e da visão do outro no processo de construção da autoestima dos adolescentes. E como objetivos específicos avaliar o nível de autoestima dos adolescentes desse colégio; avaliar o impacto das redes sociais na construção da autoestima; apurar a dimensão da influência da visão do outro sobre a autoestima desses jovens. Partindo para a metodologia, este é um estudo quanti-qualitativo exploratório feito por meio de coleta de dados através de questionários, organização e análise dos dados usando como base conteúdo bibliográfico já existente. Em seus resultados, uma das questões em que é possível notar maior diferença entre os gêneros é a 3º onde ao serem pedidos para delimitar de 1 a 5 o quanto estavam satisfeitos com o próprio corpo 30,7% das garotas disse estar um pouco insatisfeita com seu corpo enquanto 46,7% dos garotos afirmou estar completamente satisfeito. E com relação a redes e mídias sociais, a maioria em ambos os sexos afirmou não se sentir influenciado pelo que vê nas mídias sociais, em contrapartida o tempo de uso das redes sociais é consideravelmente alto, sendo que 46,2% F afirma usar por mais de 8hr por dia e 40% de M afirma usar por mais de 5hr por dia. Assim, concluindo, segundo Cloutier e Drapeau (2008) os padrões de beleza vinculados hoje na sociedade ocidental são quase impossíveis de se atingir, tendo como maior precursor e veiculo a mídia, o que tem grande impacto nos jovens mesmo que eles não notem. Ainda sobre as mídias sociais, é possível concluir que os dados obtidos foram limitados e acabaram deixando um resultado inconclusivo, tanto por falta de mais perguntas direcionadas ao objetivo especifico quanto à dificuldade para encontrar artigos atuais sobre. Para possíveis estudos futuros, aconselha-se que sejam acrescentadas mais questões, com enfoque maior nas mídias sociais.

Publicado

2019-11-10