CRIANÇAS E ADOLESCENTES NUMA PERSPECTIVA ATUANTE A PARTIR DE AÇÕES PSICOSSOCIAIS

Autores

  • Andrea Mikaelly Teixeira Silva Silva Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Brício Jorge Silva de Sousa Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Bruna Larissa de Souza Porfirio Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Deyse Suely de Souza Ferreira Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Isllen Gabriela Bandeira da Cruz Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Maria Tatiane de Souza Oliveira Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Maria Jackeline Gomes dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Criança, Adolescente, Vulnerabilidade, Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia Comunitária

Resumo

O estado de vulnerabilidade pode afetar de forma significativa o desenvolvimento da criança e do adolescente inserindo-o num contexto estigmatizado à margem da sociedade e com danos psicológicos de ordem moderada à elevada. Este trabalho apresenta como objetivo observar e analisar o nível de percepção de crianças e adolescentes quanto aos seus direitos e movimentos sociais dentro de suas comunidades. O projeto consiste em observação participante de cunho qualitativo, de crianças e adolescntes atendidas na Fundação Nilo Coelho, situada no bairro João de Deus do Municipio de Petrolina – PE, e posterior estudo de revisão bibliográfica. O grupo formado por seis integrantes graduandos do sétimo período do curso de psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco-FACESF, foram divididos, onde uma parte do grupo observou as crianças e a outra parte os adolescentes. Foram realizadas quatro visitas, buscou-se analisar a realidade percebida dessas crianças e adolescentes e entender as demandas trazidas pela coordenação da instituição: perspectiva de futuro, relações conflituosas no âmbito familiar e escolar, entre outros fatores envolvidos, como intuito de prosseguir com conhecimento e intervenções a partir das convivências. Como resultado da pesquisa, foi possível perceber que a demanda social é vinculada aos conflitos de ordem pessoal que culminam nas relações interpessoais e familiares. O rendimento nos estudos, no caso dos adolescentes é comprometido com a vontade de “ganhar dinheiro” com a própria capacidade. Na demanda das crianças observou-se uma perspectiva alheia à verdade atualmente vivida, porém com projeções que as removem para longe do contexto da comunidade.

Publicado

2019-11-10