A TERAPIA COGNITIVA COMPORTAMENTAL E SUA CONTRIBUIÇÃO NAS RELAÇÕES DE APRENDIZAGEM ESCOLAR

Autores

  • monica souza FACESF
  • Abson Otávio
  • Lucimary Bezerra

Palavras-chave:

Terapia Cognitiva Comportamental, processo de aprendizagem, déficits cognitivos de aprendizagem, formação de professores

Resumo

Muitos problemas de aprendizagem escolar estão vinculados a um comprometimento na relação do indivíduo com o processo psicossocial e não somente a deficiências e/ou distúrbios neurocognitivos e de linguagem. Sabe-se também que, na relação de aprendizagem, os papéis do professor e do aluno interferem na resposta do outro. Entender o quanto as crenças, pensamentos e regras de cada um comprometem o processo de aprendizagens educativas e sociais, é de extrema importância para essas relações e o processo de ensino-aprendizagem. Ampliar o olhar, a partir do conhecimento psicológico, pode contribuir para melhorar a compreensão e a explicação dos fenômenos educativos.

Facilitar igualmente a ampliação e o aprofundamento também do conhecimento psicológico, nessa perspectiva, o fenômeno educativo, e consequentemente a ação pedagógica do professor, deixa de ser exclusivamente um campo de aplicação do conhecimento psicológico para chegar a ser um âmbito da atividade humana a ser estudado com os instrumentos conceituais e metodológicos próprios da Psicologia.

Neste sentido, consideramos que, se há como o professor conseguir ressignificar suas crenças, isso irá favorecer sua relação de escuta e troca com seu aluno e colegas, facilitando para que seu aluno ressignifique suas próprias crenças. Assim, de forma mais clara e objetiva (pontual) com o processo de aprendizagem, além de ampliar o seu olhar para identificar alguns déficits cognitivos, que são mais encontrados no ambiente escolar, como por exemplo, o  Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) e a Deficiência de processamento da linguagem, assim utilizando-se dos princípios  da Terapia Cognitiva Comportamental (TCC), que acredita que é necessário um trabalho interdisciplinar buscando compreender o possível diagnóstico, e  trabalhar principalmente o ambiente que esse indivíduo está inserido, para que ele consiga ter uma melhora significativa dessas habilidades e um melhor rendimento escolar que é o local onde muitas vezes é percebido essas disfunções.

Aprontamos, a importância de discutir sobre esses aspectos, pois, a criança com dificuldade na aprendizagem pode desenvolver sentimentos de baixa autoestima e inferioridade (Erikson, 1971), dessa forma, pode ter dificuldades na sua vida como um todo.

Pal

Publicado

2022-06-24