PSICOLOGIA E POLÍTICA DE SAÚDE

CONSIDERAÇÕES SOBRE O CUIDADO A SAÚDE MENTAL DE ESTUDANTES UNIVERSITÁRIOS QUILOMBOLAS DO MUNICIPIO DE OROCÓ-PE: REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Autores

  • Jaine Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco FACESF
  • Vasconcelos FACESF

Palavras-chave:

Políticas; Estudantes Quilombolas; Saúde Mental

Resumo

O presente artigo delineia a luta pela educação do ensino superior dos povos negros e a Política Nacional de Saúde Integral a População Negra (PNSIPN), que resulta de uma conquista histórica pela democratização da saúde junto com os movimentos sociais de grupos negros ao longo dos anos, concretizada em 2009. Isso significa que a política defende o reconhecimento do racismo, das desigualdades étnico-raciais e do racismo institucional como determinantes sociais das condições de saúde e suas vulnerabilidades, com vistas à promoção da equidade em saúde. A Psicologia entrelaça nas condições de vida e a desigualdade são os conceitos fundamentais para a situação do acesso e a qualidade de saúde. Dentro esse conceito se enquadra a luta dos povos negros pela conquista da política e a importância do enquadramento da psicologia no contexto saúde mental de estudantes quilombolas no ensino superior.

Biografia do Autor

Vasconcelos, FACESF

²Docente do Curso de Psicologia e Direito da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco- FACESF, possui graduação em LICENCIATURA PLENA EM HISTÓRIA pela UPE-PETROLINA (2005), graduação em LETRAS pela UNIVERSIDADE DE PERNAMBUCO CAMPUS GARANHUNS (2018), PEDAGOGIA(CESVASF-

ABCDE) em Mestre em História Social da Cultura Regional pela Universidade Federal Rural de Pernambuco(UFRPE) (2018). Atualmente é professor efetivo do CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DO VALE DO SÃO FRANCISCO(CESVASF)

Coordenador institucional de NTCC nos Mesmo e Docente Orientador da Residência Pedagógica da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Psicopedagogo Clínico e Institucional pela Faculdade Montenegro 2014.

E-mail:marcosvasconcelosprofessor@gmail.com

Publicado

2022-06-24