AUTOLESÃO NÃO-SUICIDA NA ADOLESCÊNCIA

UMA REVISÃO NARRATIVA

Autores

  • Nathalie Alves Rodrigues Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão de São Francisco (FACESF)
  • Luciana Marinho Fernandes da Silva Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Palavras-chave:

Adolescência, Autolesão, Psicologia

Resumo

A autolesão é o ato de provocar lesão contra si, podendo estar presente em diversas faixas etárias, no entanto, na adolescência prevalece, diante disso, o presente estudo tem como foco a autolesão não-suicida na adolescência. É importante considerar os danos desse comportamento para a vida do indivíduo, tanto físicos como psicológicos e sociais, sendo assim, um problema de saúde pública. O objetivo desse artigo consistiu em, por meio da revisão narrativa da literatura, discutir aspectos abordados do tema, como conceitos, característica, fatores de risco, tratamento e prevenção da autolesão.  As bases de dados utilizadas para as buscas foram SCIELO e PEPSIC. O tema por ser ainda pouco debatido, possui algumas divergências no sentido de classificações, bem como no que diz respeito às causas, sendo elas multifatoriais, além disso, os dados sugerem que existe uma lacuna quanto ao tratamento. Destaca-se a importância de considerar-se o ambiente familiar, escolar e vínculos de amizade, como um meio de prevenir e tratar a problemática. O estudo faz-se necessário no sentido de promover maior compreensão sobre esses aspectos, para que assim seja possível criar estratégias de tratamento e prevenção eficazes. Diante disso, sugere-se que haja mais estudos sobre o assunto e que enfoquem as causas da autolesão, bem como o tratamento e a prevenção. Outro tópico importante para ser desenvolvido em trabalhos futuros seria a influência familiar na prática da autolesão. É urgente a necessidade de discutir o tema, para que os profissionais de saúde mental e outros profissionais e pessoas que fazem parte do ciclo do indivíduo, saibam como lidar com aqueles que se auto lesionam.

 

 

Biografia do Autor

Luciana Marinho Fernandes da Silva, Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Professora orientadora, psicóloga, Mestra em Teoria Literária pelo Programa de Pós-graduação em Letras da universidade Federal de Pernambuco (UFPE), docente do curso de Bacharelado em Psicologia da Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão de São Francisco (FACESF).

Publicado

2022-06-24