PSICOLOGIA E OS PROCESSOS DE INTRODUÇÃO À LIBRAS E A SUBJETIVIDADE SURDA NA FORMAÇÃO DA (O) PSICÓLOGA (O)

Autores

  • Ana Alícia Ivo Martins de Sá Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Anna Carolina da Silva Monteiro Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Lucimary Bezerra Florentino Alves Serapião Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Surdez, Formação, Psicologia, Libras, Inclusão, Acessibilidade.

Resumo

Este artigo tem o objetivo de documentar os processos de inclusão de libras e subjetividade surda nos cursos de graduação em Psicologia no estado de Pernambuco.  Elaborada por um método quanti-qualitativo e sendo um estudo documental utilizou dos conteúdos do site de 26 Instituições de Ensino Superior. A análise resultou que 26,9% apresentam Projeto/Plano Pedagógico Curricular; 61,5%  menciona alguma disciplina referente a inclusão da Libras e/ou subjetividade surda; 19,2% apresenta ementa sobre a(s) disciplina(s) referente a inclusão e/ou subjetividade surda e 14,3% possuem alguma disciplina obrigatória no curso de graduação referente à inclusão e acessibilidde.

 

Publicado

2022-06-24