LUDOTERAPIA:

BRINCAR É COISA SÉRIA

Autores

  • adriana campos rodrigues miron Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

ludoterapia, infância, brincar

Resumo

O processo de intervenção psicológica com crianças é permeado de especificidades que dialogam diretamente com as suas características e fases de desenvolvimento, no qual destaca-se a presença do simbolismo no qual a brincadeira apresenta-se como principal ferramenta de compreensão e de comunicação com a criança. A oficina, dividida em dois momentos, aborda, inicialmente, os aspectos teóricos relacionados à importância da Ludoterapia enquanto modalidade de intervenção psicológica com crianças e como elemento facilitador dos seus sentimentos e emoções, esclarecendo sobre as suas principais contribuições; o segundo momento busca promover a possibilidade de vivenciar e compartilhar momentos lúdicos, a partir do resgate de memórias infantis afetivas, com o objetivo de compreender a Ludoterapia como técnica que privilegia o brincar na avaliação e intervenção com a criança. Os resultados esperados estão pautados na instrumentalização dos profissionais e estudantes de Psicologia que trabalham/ pretendem trabalhar com crianças, compreendendo que o brincar é um dos principais métodos de acesso ao mundo interno da criança.

Publicado

2020-12-14