Desenvolvimento atípico em tempos de pandemia:

impactos e alternativas de atuação

Autores

  • Luiz Felipe Alves Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Transtorno do Espectro do Autismo, diretrizes de atuação, analista do comportamento

Resumo

Assim como praticamente todos os aspectos da vida humana em sociedade, o cenário de atuação em desenvolvimento atípico sofreu drásticas alterações com o surto da pandemia de COVID-19. Por se tratar de uma área que se beneficia em larga escala da intervenção intensiva em Análise do Comportamento Aplicada, foi (e ainda é) necessário estabelecer novas formas de intervir e mitigar os efeitos que o isolamento social provocou no comportamento de crianças com desenvolvimento atípico. O presente minicurso tem como objetivo apresentar os estudos teóricos e conceituais realizados acerca dos possíveis impactos da interrupção de tratamento intensivo sobre o comportamento de crianças com Transtorno do Espectro do Autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento. Será também discutido o efeito da suspensão das atividades escolares e do isolamento social sobre aspectos do desenvolvimento atípico. Além disso, serão apresentadas pesquisas realizadas para desenvolver tecnologia comportamental de aplicação remota; ferramentas de ensino otimizadas pela videomodelação; e diretrizes de atuação em desenvolvimento atípico sugeridas pelos órgãos acadêmicos e profissionais responsáveis pela qualificação do trabalho do psicólogo e do analista do comportamento.

Publicado

2020-12-14