Um Recorte de artigo
"A linguagem como construção social"
Palavras-chave:
LINGUAGEM, SOCIALIZAÇÃO, PSICOLOGIAResumo
A relevância da linguagem é indiscutível, a comunicação escrita, verbal e não-verbal, pois permitiu a perpetuação de conhecimento acerca de tudo que a humanidade produz e reproduz. Este trabalhado é um recorte de um artigo de revisão literária e apresenta uma discussão acerca de “A linguagem como construção social”. A construção desse tema se baseou na discussão de 6 autores, sendo eles: Luria (2014); Borges e Salamão (2003); Krebs e Laipelt (2018); Costa e Duque (2009); Bezerra e Araújo (2013); e Delari (2013). Como aponta Luria (2014); Borges e Salamão (2003); Krebs e Laipelt (2018); Costa e Duque (2009); Bezerra e Araújo (2013), ela se apresenta nesse contexto e é pela interação que essa linguagem se constrói em relação ao homem e este em relação a linguagem. Os estudos que indicam a linguagem como elemento obrigatoriamente social, indicam e dão abertura para estudos que busquem analisar o desenvolvimento da linguagem na sua gênese. A inferência desses autores apontou a dependência do ciclo reprodutivo e produtivo da linguagem em uma sociedade, pois como foi apontado nessa análise que a gênese de uma língua ocorre na sociedade, mas ela não somente é reproduzida pelos agentes desta pois os praticantes de uma determinada língua, podem exercer o papel ativo de criação e modificação dela, logo pode-se concluir que a construção da linguagem ela é local, ela pertence a uma cultura, ou seja, a sociedade que a pratica. Contudo se faz necessário estudos que especifiquem mais essa correlação entre esses elementos na sociedade e como essa relação impacta os contextos sociais.
Referências bibliográfica:
DELARI, Junior Achilles. Vigotski: consciência, linguagem e subjetividade. São Paulo: Editora Alínea, 2013.
BORGES, Lucivanda Cavalcante; SALMÃO, Nadia Maria ribeiro. Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicologia: reflexão e critica, Paraíba, 2003
KREBS, Luciana Monteiro; LAIPELT, Rita do Carmo Ferreira. Teorias da linguística cognitiva para pensar a categorização no âmbito da Ciência da Informação.
COSTA, Marcos Antônio; DUQUE, Paulo Henrique. Cognitivismo e estudos da linguagem: novas perspectivas. In: XVII Semana de humanidades, UFRN: 2009. ISSN 2175-7593.
Bezerra, G. F., Araújo, D. A. C. Sobre a Linguagem: Considerações sobre a Atividade Verbal a Partir da Psicologia Histórico-Cultural. Temas em Psicologia: 2013.
LURIA, A.R. O cérebro humano e a atividade consciente. VYGOTSKY, L.S., LURIA, A.R., LEONTIEV, A.N. Linguagem, desenvolvimento e aprendizagem. São Paulo: Ícone, 2014.