DEPRESSÃO NA INFÂNCIA E O PAPEL DA PSICOLOGIA COMO FERRAMENTA DE ENFRENTAMENTO E SUPERAÇÃO DA CRIANÇA ADOECIDA.

Autores

  • Valeria Lima Silva Fonseca Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Lucimary Bezerra Florentino Alves Serapião Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Palavras-chave: Depressão Infantil; Sintomatologia Depressiva; Diagnostico; Tratamento.

Resumo

Nos últimos anos, a presença de sintomatologia depressiva na infância tem sido um problema crescente, pois os índices aumentaram de forma significativa e as ocorrências são, cada vez, mais precoces. Sendo assim, o objetivo do estudo foi identificar, na literatura, como ela tem sido estudada e avaliada, e de que forma o psicólogo poderá contribuir nesse contexto. A pesquisa de caráter qualitativa foi realizada a partir de uma análise nas bases eletrônicas de dados SciELO (Scientific Electronic Library Online), PePSIC (Periódicos Eletrônicos em Psicologia) e BVS (Biblioteca Virtual em Saúde). Na busca, foram utilizados os descritores “depressão infantil”, “depressão na infância” e “psicologia”, resultando em um total final de treze artigos, assim classificados em três eixos temáticos. Conclui-se que há uma escassez de temas pertinentes ao objetivo da pesquisa. Diante disso, sugere-se a realizações de estudos longitudinais mais específicos, que abordem a temática da depressão infantil de forma isolada e o papel do psicólogo diante do diagnóstico e tratamento.

 

Publicado

2022-06-24