TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

OS IMPACTOS DAS FAMÍLIAS COM UM DIAGNÓSTICO DE UM FILHO AUTISTA

Autores

  • Josefa Francisca da Silva Sousa Facesp
  • Dhiogo Caldas da Silva Facesp
  • Daiane Vieira Amorim
  • Lucimary Bezerra Serapião Facesp

Palavras-chave:

Autismo, impacto, família, inclusão.

Resumo

Introdução: Transtornos Globais do Desenvolvimento (TGDs), os quais abrangem o Autismo, são estimados atualmente como uma “síndrome”. De acordo com o Manual Diagnóstico de Transtornos Mentais. Tais propriedades podem estabelecer claramente o surgimento de importantes fatores estressores em potencialidade voltados para familiares ou ainda educadores e cuidadores de indivíduos com Autismo. Por meio dessa revisão da literatura, observar-se que muitos estudos feitos mundialmente abordam e discorrem acerca do stress causado pelos TGDs sobre os pais, educadores e cuidadores. Objetivo geral: apresentar os impactos das famílias com uma criança com TEA. Justificativa; As particularidades da criança com transtornos Globais do Desenvolvimento, em especial do autismo, já podem ser observadas desde os primeiros anos de vida, essas características vão impactar a vida cotidiana familiar. Por isso se faz necessário buscar informações e tratamentos multidisciplinar específicos para ajuda-los a treinar habilidades sociais, comportamentais e interpessoais. Visando também um olhar especial para as famílias que precisam de acompanhamento psicológico para compreender e adaptar sua rotina. Metodologias: Artigo de revisão de literatura, nos qual foram utilizados artigos científicos, capítulos de livros de autores fundamentados em práticas nos impactos de famílias com crianças com TEA. Resultados: Entende-se que os pais ficam frustrados e com sentimento de incapacidade por não conseguirem entender seus filhos principalmente quando se tem outros filhos que não tem o transtorno. É necessário um olhar diferenciado do poder público a esses pais em particular. Percebe-se então que as escolas precisam se adequar cada vez mais para melhor atender esse público de alunos, buscando recursos e abrangendo o leque de conhecimentos a respeito, para que assim consigam dar um suporte necessário as famílias e ajudar no desenvolvimento positivo dos educandos. Conclusão: Nesse sentido, o presente trabalho busca esclarecer e conscientizar a sociedade sobre a importância de buscar informações sobre o transtorno global do desenvolvimento, sobretudo, o autismo, lutando contra o estigma social sobre as pessoas portadoras dessa síndrome, combatendo assim o preconceito e criando uma rede de apoio as famílias que sofrem com a exclusão e marginalização social.

Biografia do Autor

Josefa Francisca da Silva Sousa, Facesp

Licenciada em Geografia - UPE

Psicopedagoga- Facesp

 

Dhiogo Caldas da Silva, Facesp

Pedagogo

Lucimary Bezerra Serapião, Facesp

Psicóloga - CRP 02/10.258  -     

Professora-Coordenadora do Departamento de Psicologia - FACESF

Professora na Pós-graduação - FACESP

Membro da Comissão Gestora da Subsede Sertão São Francisco - CRP-02

Delegada Interiorana ATC-PE

 

Publicado

2022-06-24