O Ciclo do Contato em Gestalt-terapia e Quadros Clínicos Disfuncionais
Palavras-chave:
Gestalt-terapia, Ciclo de contato, Quadros clínicos disfuncionaisResumo
O Ciclo de Contato é um instrumento fundamental para a compreensão diagnóstica em Gestalt-terapia. Possibilita o psicoterapeuta considerar, de maneira integrada, a situação de vida do cliente, comportamentos funcionais e disfuncionais, aspectos intrapsíquicos e estilos relacionais mais recorrentes. Nessa perspectiva, o comportamento não saudável pode ser compreendido a partir de padrões rígidos de funcionamento pautados em modos de evitação de contato que interropem o fluxo saudável da satisfação das necessidades emergentes. Tendo por base a compreensão do ciclo de contato de Zinker, este minicurso visa a: 1. discutir as bases do diagnóstico processual, ultrapassando o diagnóstico que se restringe ao sintoma; 2. refletir como a autorregulação e os ajustamentos criativos ficam comprometidos em quadros clínicos disfuncionais; 3. compreender manejos terapêuticos possíveis a partir de estudos da prática clínica. Para tanto, o minicurso está dividido em 3 momentos: o primeiro abordará a compreensão diagnóstica processual e o ciclo de contato de Zinker, contemplando cada um de seus aspectos, a saber: retração, sensação, awareness, mobilização de energia, ação, contato e retração; o segundo, as interrupções no ciclo que caracterizam a dessensibilização, deflexão, introjeção, projeção e retroflexão disfuncionais, situações em que a pessoa não se autorregula e não se ajusta criativamente de forma a favorecer seu próprio crescimento; e terceiro, o manejo de casos clínicos a partir do estudo de atendimentos em psicoterapia individual. A proposta possibilita, ao cursista, o exercício de habilidades, como desenvolver a capacidade de raciocínio clínico a partir das discussões levantadas; elaborar propostas de intervenção considerando o referencial teórico abordado; aprimorar a capacidade de aprender continuamente com a educação permanente aliada ao compromisso com a formação acadêmica em Psicologia.