A Psicologia na Educação e Promoção dos Direitos Humanos

Um Compromisso Social

Autores

  • Leila Kalinny Gomes de Souza Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)
  • Pedro Henrique Alves Santos Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Palavras-chave:

Psicologia, Educação, Direitos Humanos, Políticas Públicas, Compromisso Social

Resumo

TÍTULO: A Psicologia na Educação e Promoção dos Direitos Humanos: Um Compromisso Social. PÚBLICO-ALVO: Estudantes da graduação em psicologia e áreas afins. NÚMERO DE PARTICIPANTES: A ser definido pela coordenação do evento. INTRODUÇÃO: O VI Congresso de Psicologia do Sertão do São Francisco tem como tema Psicologia como ponte para uma Educação para todos. Assim, convém articular os aspectos do compromisso social da Psicologia na área educacional como política pública na promoção de Direitos Humanos. OBJETIVO: Abordar o compromisso social e a inserção da Psicologia na área de Educação como política pública de promoção aos Direitos Humanos. EMENTA: Resgate histórico sobre a Declaração Universal dos Direitos Humanos e Constituição de 1988. Definição de Direitos Humanos e políticas públicas.Inserção da Psicologia nas políticas públicas e surgimento do projeto de Compromisso Social. Psicologia na educação pautada no compromisso social. Cenário atual da inserção do Psicólogo na educação pública a partir da Lei 13.935 de 2019, que insere a psicologia e o serviço social na rede básica de educação. Pensar os desafios na implementação da Psicologia na educação. JUSTIFICATIVA: A educação para os Direitos Humanos e o efetivação do projeto de compromisso social da Psicologia podem desempenhar um papel vital na prevenção da discriminação, do preconceito e da violência. Isso é especialmente relevante em um mundo onde conflitos e desigualdades persistem. Esta articulação implica em melhores serviços públicos e na proteção dos direitos fundamentais e humanos. A compreensão da relação entre Psicologia, Educação e Direitos Humanos é crucial para a formação de profissionais qualificados em áreas como psicologia educacional, psicologia comunitária e psicologia social. MÉTODO: Configura-se como uma aula expositiva dialogada, articulando elementos históricos, jurídicos e sociais aos saberes da Psicologia, considerando os saberes prévios e a postura ativa dos participantes. EQUIPAMENTOS E MATERIAIS NECESSÁRIOS: Notebook e datashow. LOCAL SUGERIDO: 1 (uma) sala de aula. DATA: A ser definido pela coordenação do evento.

Palavras-chave: Psicologia; Educação; Direitos Humanos; Políticas Públicas; Compromisso social. 

 

REFERÊNCIAS

 

Antunes, M. A. M. (2012). A Psicologia no Brasil: um ensaio sobre suas contradições. Psicologia: Ciência e Profissão, 32(num. esp.), 44-65.

 

Benevides, M. V (2007). Direitos humanos: desafios para o século XXI. In: Silveira, R. M. G. et al. (Orgs.). Educação em direitos humanos: fundamentos teórico- metodológicos (p. 335-350). João Pessoa: Editora Universitária.

 

Bock, A. M. B., Rosa, E. Z., Amaral, M. M., Ferreira, M. R., & Gonçalves, M. da G. M.. (2022). O Compromisso Social da Psicologia e a Possibilidade de uma Profissão Abrangente. Psicologia: Ciência e Profissão, 42(spe). 

 

Gesser, M.. (2013). Políticas públicas e direitos humanos: desafios à atuação do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão, 33(spe), 66–77.

 

Gonçalves, M. da G. M. (2013). Psicologia, subjetividade e políticas públicas (1ª ed., coleção construindo o compromisso social da psicologia/coordenadora Ana Mercês Bahia Bock). São Paulo: ed. Cortez.

 

Marinho-Araújo, C. M., Teixeira, A. de M. B. & Cavalcante, L. (2023). Psicologia escolar: atuação profissional e a lei 13.935/2019. Campinas-SP: Ed. Alínea.

 

Souza, L. K. G, Passos, V. O. A., Ribeiro, M. S. S. (2022). A atuação dos psicólogos na rede pública de educação de Pernambuco e as implicações da regulamentação da lei 13.935/2019 no cenário pós-pandemia. Anais do VIII Encontro de Pesquisa Educacional em Pernambuco. Campina Grande: Realize Editora.

 

Santos, L. N. (2017). O compromisso social da psicologia: um estudo sobre o desenvolvimento de um projeto crítico. [Tese de Doutorado, Programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: Psicologia da Educação, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP, Brasil].

Biografia do Autor

Leila Kalinny Gomes de Souza, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Psicóloga e Mestranda em Psicologia (UNIVASF) com pesquisas voltadas à inserção do psicólogo(a) na Educação. 

Pedro Henrique Alves Santos, Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF)

Advogado e Mestrando em Psicologia (UNIVASF) com pesquisas voltadas às identidades sociais e aos Direitos Humanos.

Publicado

2024-07-17