Submissões

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • Onde disponível, os URLs para as referências foram fornecidos.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.

Diretrizes para Autores

As submissões de trabalhos para o Fórum Regional de Pesquisa e Intervenção (FOR-PEI), ISSN 2764-0124, ocorrerão conforme as regras desta seção.

As submissões serão encaminhadas para um dos dois Grupos Temáticos (GTs) ofertados pelo FOR-PEI:

GT1: pesquisas teóricas e empíricas em ciências sociais e pensamento crítico contemporâneo

GT2: saúde e interdisciplinaridade- teoria, metodologia e práxis  

1.1. Serão aceitas propostas de trabalhos nas modalidades:

  1. a) Comunicação oral de pesquisa científica (conclusa ou em desenvolvimento): os trabalhos serão apresentados nas seções de um dos Grupos de Pesquisa (GT) do Encontro.
  2. b) Comunicação oral de relato de experiência em atividade extensionista (atividades conclusas): os trabalhos serão apresentados nas seções de um dos Grupos Temáticos(GTs) do Fórum.

1.1.1 As modalidades “Comunicação oral de pesquisa científica” ou “Comunicação oral de relato de experiência em atividade extensionista” deverão constar no arquivo em word enviado no momento da submissão do resumo e deve constar logo acima do título.

1.2. Podem apresentar propostas, nas duas modalidades, pesquisadores(as), mestres(as) e doutores(as) vinculado(as) ou não a instituições de ensino e centros de pesquisa, estudantes de graduação e/ou pós-graduação nas ciências humanas, exatas, sociais e da saúde.

1.3. Cada autor(a) principal poderá́ enviar no máximo dois trabalhos, podendo figurar em outros apenas como coautor, sendo a participação em mais de um GT somente possível na condição de coautoria. O limite de coautores(as) de um trabalho é de cinco pessoas.

1.4. Serão aceitas propostas em português, espanhol ou inglês.

1.5. A proposta deve ser submetida no formato de resumo até o dia 28 de outubro de 2022, impreterivelmente, através da tela submissões

 

1.6 sobre os elementos do resumo:

1.6.1.  O resumo dos trabalhos na modalidade pesquisa científica:

Cabeçalho (anterior ao título), devendo ser elaborado em três linhas. Na primeira linha deve conter: “Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)”; na segunda linha: “Fórum Regional de Pesquisa e Intervenção (FOR-PEI)” e na terceira linha deve constar “modalidade pesquisa científica”. Fonte Times New Roman, tamanho 11, centralizado, espaçamento entre linhas simples. Formato A4, margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2cm.

Título: fonte Times New Roman, tamanho 12, caixa alta, negrito, centralizado, espaçamento entre linhas simples. O título do trabalho deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado. Obrigatoriamente, devem constar informações institucionais e de autoria. Contudo, essas informações serão retiradas do resumo quando do envio aos avaliadores, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação. É imprescindível que as informações sobre autoria e instituição estejam no formulário de inscrição.

Resumo: fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento simples entre linhas e escrito todo o resumo em parágrafo único (todos os pontos a seguir exigidos). Formato A4. NÃO poderá conter figuras, tabelas e abreviaturas não uniformizadas pela literatura da área de pesquisa. Deixar uma linha entre o corpo do texto e as referências bibliográficas. Todos os resumos são limitados ao número máximo de 500 palavras. O resumo deve conter os seguintes termos expressos e seus respectivos conteúdos: introdução (breve exposição sobre a temática pesquisada); objetivo geral e objetivos específicosmétodo (delimitação da abordagem, se quanti ou quali e especificação das técnicas e métodos de investigação utilizados); resultados (ou resultados parciais para o caso de pesquisas em desenvolvimento); considerações finais (o ponto é opcional para pesquisas em desenvolvimento, mas quando presente deve servir para confrontar os resultados com a literatura e apontar as limitações do estudo). Quando se tratar de pesquisa teórica, revisão de literatura ou artigo no formato ensaio, os campos “resultados” e “considerações finais” podem ser substituídos por discussão teórica, respeitados os limites de palavras do resumo (vide modelo em anexo 1).

Palavras-chaves: Escrever na linha abaixo do parágrafo do resumo (sem pular linha) em fonte Times New Roman, tamanho 12, com inicial maiúscula, separadas por ponto. No mínimo 3 e no máximo 5.

Referências: fonte Times New Roman, tamanho 10, justificado, espaçamento simples entre linhas, apontando as principais referências utilizadas no trabalho (mínimo 3 e máximo 10), numeradas, em ordem alfabética.

 

1.6.2.  O resumo dos trabalhos na modalidade relato de experiência em atividade extencionista:

Cabeçalho (anterior ao título), devendo ser elaborado em três linhas. Na primeira linha deve conter: “Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)”; na segunda linha: “Fórum Regional de Pesquisa e Intervenção (FOR-PEI)” e na terceira linha deve constar “modalidade relato de experiência em atividade extensionista”. Fonte Times New Roman, tamanho 11, centralizado, espaçamento entre linhas simples. Formato A4, margens superior e esquerda 3cm e inferior e direita 2cm.

Título: fonte Times New Roman, tamanho 12, caixa alta, negrito, centralizado, espaçamento entre linhas simples. O título do trabalho deve ser objetivo e informativo, permitindo a apreciação do assunto abordado. Obrigatoriamente, devem constar informações institucionais e de autoria. Contudo, essas informações serão retiradas do resumo quando do envio aos avaliadores, de modo a ficar assegurado o anonimato durante o processo de avaliação. É imprescindível que as informações sobre autoria e instituição estejam no formulário de inscrição.

Resumo do relato de experiência em atividade extensionista deve ser formatado em fonte Times New Roman, tamanho 12, justificado, espaçamento simples entre linhas e escrito, em parágrafo único (todos os pontos a seguir exigidos). Formato A4. NÃO poderá conter figuras, tabelas e abreviaturas não uniformizadas pela literatura da área de pesquisa. Deixar uma linha entre o corpo do texto e as referências bibliográficas. Os resumos de relato de experiência em atividade extensionista são limitados ao número máximo de 3.000 palavras. Devem conter uma introdução, apresentando o contexto em que se insere a atividade extensionista; marco teórico de referência para a experiência; objetivosmetodologia empregada para realizar tal experiência, procedimentos aplicadosresultados observados e as considerações finais tecidas a partir da experiência. A estrutura do resumo de relato de experiência em atividade extensionista terá o limite de 3.000 palavras.

O arquivo dos resumos, das duas modalidades, deve estar no formato WORD, em razão do processo de avaliação às cegas. Arquivos submetidos em outro formato ocasionarão a rejeição do trabalho. Arquivos que não apresentem os elementos acima mencionados serão igualdade rejeitados.

1.7. Os(as) Coordenadores(as) de cada GT avaliarão os resumos submetidos ao seu respectivo Grupo, decidindo pela aprovação, rejeição ou mudança de modalidade de apresentação, se for o caso.

1.8. Para garantir a viabilidade operacional e a qualidade acadêmica do evento, a depender do número de resumos recebidos pelo GT, a Comissão Organizadora poderá fundi-lo com outro Grupo de Trabalho ou mesmo decidir pelo seu cancelamento.

1.9.  Caso um GT seja cancelado por não atingir um número mínimo de submissões, a critério da Comissão Organizadora, os resumos poderão ser redirecionados para outro GT ou rejeitados.

1.10. A confirmação ou rejeição dos resumos será́ enviada previamente para o email cadastrado no ato da submissão. A lista das apresentações será informada em http://facesf.com.br/

1.11. Para a apresentação dos trabalhos é necessário que todos os autores estejam regularmente inscritos no evento em conformidade com as regras e prazos informados em http://facesf.com.br/

1.12. A Comissão Organizadora se reserva o direito de resolver os casos omissos e de complementar as regras acima conforme os critérios mais adequados para promover os melhores resultados científicos do Fórum.

 

Belém do São Francisco-PE

Comissão Organizadora

FOR-PEI

 

GT1: PESQUISAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E PENSAMENTO CRÍTICO

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