INTEGRAÇÃO ENTRE VOLUNTARIADO E ENSINO NO PROJETO REVIVER

PESQUISA E ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E DA MOTRICIDADE

Autores

  • Maria Vitória Bernardo Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Marcelo Silva Nascimento Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Elias Souza Paschoal Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Claudia Bandeira Ribeiro Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Adryane Rodrigues Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Ana Clara Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Maria Eliza Souza Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Diná Lyra Trindade Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Resumo

Introdução: O desenvolvimento infantil envolve vários aspectos, desde a maturação neurológica, a construção de habilidades relacionadas ao comportamento e às esferas cognitiva, afetiva e social da criança até o crescimento físico. Os primeiros anos e vida são de extrema importância para garantir o desenvolvimento e crescimento adequados, a fim de que a criança se torne competente para responder às suas necessidades e as do meio em que vive. Portanto, é de grande importância que haja a estimulação precoce e a relação de interação entre a criança, o cuidador-família e as diversas terapias. Sendo assim, o atendimento as necessidades de saúde da população infantil vai além de diagnósticos e tratamentos. É necessário a apropriação do saber e o esclarecimento das características etiológicas, sintomáticas, tratamento e de evolução das doenças permitem ao sujeito o engajamento na prevenção e no combate destas, com êxito, a fim de melhorar qualidade de vida. Objetivo geral: O Grupo de Pesquisa e Extensão do curso de Fisioterapia da FACESF propõe desenvolver um programa de prevenção e educação em saúde de forma continuada, ampliando a relação entre a academia e a comunidade, colaborando com a melhor qualidade de vida da população do município de Belém de São Francisco, através de informações, práticas e cuidado à saúde, numa perspectiva participativa e educativa. Objetivos específicos: Criar parceria para a execução de programa de prevenção e promoção da saúde com interação ensino-serviço, incentivando o voluntariado e à responsabilidade social ao acadêmico do curso de Fisioterapia; Sensibilizar a comunidade para a prevenção à saúde e promoção do autocuidado as crianças com habilidades diferenciadas; Ampliar as formas de cuidado e inclusão às Pessoas com Necessidades Especiais. Método: Como atividade prática e de extensão, o projeto de pesquisa será desenvolvido através das seguintes etapas, observando que as atividades práticas não foram realizadas mediante a pandemia do novo Coronavírus: 1. Pesquisa científica; 2. Desenvolvimento do projeto de intervenção; 3. Sensibilização; 4. Acompanhamento e avaliação. Sendo necessário para tal assinatura de carta de anuência entre as instituições, termo de voluntariado para os acadêmicos envolvidos; Termo de Conhecimento Livre e Esclarecido e Termo de Assentimento Livre e Esclarecido, em linguagem acessível para os responsáveis legais e menores ou legalmente incapazes respectivamente. Resultados: Criação de uma cultura de consciência e sensibilização para o autocuidado e promoção da saúde; O desenvolvimento de estratégias de divulgação para a comunidade externa à FACESF; Ampliação do projeto, possibilitando a continuação com os períodos subsequentes; Produção literária científica, baseada na experiência vivenciada; Proporcionar parceria com a Clínica Escola da FACESF, através do desenvolvimento de ações de práticas fisioterápicas.

Publicado

2020-05-18

Como Citar

Bernardo, M. V., Nascimento , M. S. ., Paschoal , E. S. ., Ribeiro , C. B. ., Rodrigues, A. ., Santos , A. C. ., Souza , M. E. ., & Trindade , D. L. . (2020). INTEGRAÇÃO ENTRE VOLUNTARIADO E ENSINO NO PROJETO REVIVER: PESQUISA E ANÁLISE DO DESENVOLVIMENTO MOTOR E DA MOTRICIDADE. Fórum Regional De Pesquisa E Intervenção (FOR-PEI), (2). Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/FOR-PEI/article/view/107

Edição

Seção

GT2: SAÚDE E INTERDISCIPLINARIDADE- TEORIA, METODOLOGIA E PRÁXIS