ROLE-PLAYING GAME (RPG) COMO FERRAMENTA TERAPÊUTICA PARA INTERVENÇÕES DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPETRO AUTISTA
Palavras-chave:
autismo, autonomia, comportamento, RPGResumo
É sabido que o impacto gerado pela notícia do diagnóstico faz com que muitos familiares vivenciem grande tensão, ansiedade e desesperança, pois a carência de serviços de suporte, a insegurança e o estigma social ainda são muito fortes, causando sentimentos conflituosos, que os levam a passar por momentos muito particulares, como negação, adaptação e aceitação (BRAGA, 2018). Esse contexto é vivenciado por algumas famílias quando recebe o diagnóstico do seu ente querido, provocando sentimentos conflituosos, e sensação de impotência, por ter medo do desconhecido, e a falta de informação sobre o que é o Transtorno do Espectro Autista (TEA). O RPG traz a ludicidade para esses espaços, trata-se de um jogo interativo, no qual há um narrador que constrói todo o roteiro inicial da estória e jogadores que assumem papéis de personagens fictícios e assumem papeis de protagonistas da aventura, em um contexto cooperativo em que a participação de todos é importante para a realização da missão que foi proposta. Com isso o objetivo será utilizar o Role-Playing Game (RPG) nos espaços terapêuticos, como instrumento lúdico interventivo, no ajustamento de comportamentos disfuncionais em pessoas com transtorno do espectro autista. Para melhorar os seguintes aspectos: cooperação e interação social, comportamentos disruptivos e oportunizar a autonomia do sujeito TEA. Nessa aplicação o trabalho contará com a partição de 03 crianças (01 meninos, 02 meninos) com idades entre 07 e 08 anos. De acordo com a Classificação Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados com a Saúde (CID – 10) possuem o diagnóstico F84.0 (autismo infantil) em grau leve. A participação dos mesmos será autorizada pelos pais através da assinatura do Termo de Consentimento Livre e Esclarecido. Para a realização da pesquisa, será utilizada a sala de recursos multifuncionais, ambiente utilizado para o atendimento educacional especializado, localizada na secretária de educação do município de Cabrobó-PE. No primeiro momento será realizado a anamnese com os pais, para conhecer a história vital da criança, assim será possível organizar um protocolo de intervenção baseado nos déficits comportamentais através do checklist, usando como suporte de intervenção o protocolo Friends de avaliação de preferência. Espera-se que a utilização do RPG seja útil no estabelecimento ou aperfeiçoamento de aspectos comportamentais como cooperação, seguimento de regras, habilidades sociais, etc.
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