NORMA E DISCURSO LAICO

UMA DISCUSSÃO SOBRE EFETIVIDADE E AS CONDIÇÕES PARA SUPERAÇÃO DO PENSAMENTO ABISSAL A PARTIR DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE PAULO FREIRE.

Autores

  • Jeifa Alice Gericó Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Discurso laico, Pensamento Abissal, Paulo Freire

Resumo

Introdução Em 1921 nasce Paulo Freire, educador, pedagogo e filosofo brasileiro; que situa seus estudos e “método” acerca da educação no contexto de práxis, num dialogo entre a sociedade e a construção da democracia. Neste processo a educação é uma forma de intervenção no mundo, por ser especificamente humana e por compreender a totalidade do contexto social e cultural dos sujeitos. Freire (2010) propõe uma pedagogia baseada na ética, no respeito à dignidade e à autonomia dos estudantes. Provoca-os a se assumirem como sujeitos da aprendizagem social, histórica e cultural. Nesse contexto, Freire entrelaça docência e discência e defende que o papel da educação é possibilitar a produção e construção de conhecimentos, em um contexto em que educador e educando são sujeitos do processo. Em 2021 celebra-se o centenário do Patrono da Educação Brasileira (Lei 12.612/2012), oportunidade para debates e reflexões sobre a atualidade dos estudos de Freire e suas possíveis contribuições na efetividade e na construção de condições para superação do pensamento abissal a partir de sua metodologia. Desta forma, o presente estudo tem o objetivo geral de apontar possibilidade de superação do pensamento abissal em matéria laica a partir da aplicação dos métodos pedagógicos de Paulo Freire e objetivos específicos 1. Apresentar aspectos conceituais sobre discurso laico, laicidade crítica e pensamento abissal; 2. Identificar as categorias discursivas da metodologia de Paulo Freire; e 3. Articular os resultados à teoria da laicidade crítica e de condições para superação do pensamento abissal. Para o procedimento de análise, optou-se pelo método de triangulação teórica a partir do cruzamento de três agrupamentos teóricos: 1) Teorias dogmático jurídicas da laicidade (Pena-Ruiz; Freire); 2) Métodos pedagógicos de Paulo Freire (Freire); 3) Emancipação e interculturalidade (Souza Santos; Baldi); considerações finais (parciais) é a partir de um movimento dialético que o pensamento freireano reflete sobre o processo educacional e atribui como dinâmica a reflexão crítica sobre a prática, seus estudos reconhece que a educação em si mesma não é suficiente para superar as injustiças sociais, tendo como fim a transformação da sociedade a partir da democracia, do exercício da liberdade. A mudança depende que os sujeitos, inseridos nos processos educativos, assumam-se como protagonistas da própria libertação, ou seja, no momento em que os seres humanos, inseridos em um processo educativo dialético, pelos movimentos de ação-reflexão, exercitam a autotransformação.

Publicado

2021-11-10

Como Citar

Gericó, J. A. (2021). NORMA E DISCURSO LAICO: UMA DISCUSSÃO SOBRE EFETIVIDADE E AS CONDIÇÕES PARA SUPERAÇÃO DO PENSAMENTO ABISSAL A PARTIR DA PERSPECTIVA METODOLÓGICA DE PAULO FREIRE . Fórum Regional De Pesquisa E Intervenção (FOR-PEI), (3). Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/FOR-PEI/article/view/249

Edição

Seção

GT1: PESQUISAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E PENSAMENTO CRÍTICO