ESTIGMA E EXCLUSÃO SOCIAL ORIUNDOS DA SITUAÇÃO DE CÁRCERE E A CONSTITUIÇÃO IDENTITÁRIA DE MULHERES
UMA DISCUSSÃO SOBRE GÊNERO E DIGNIDADE
Palavras-chave:
Mulher em situação de cárcere, Identidades, Exclusão social, Estigma, DignidadeResumo
Introdução: o presente estudo considera como ponto de partida as situações de exclusão e isolamento vivenciadas por mulheres que passaram pelo cárcere. considerando que o processo de estigmatização oriundo do cárcere leva a exclusão social afastando essas mulheres do convívio familiar e social e oferecendo-lhes um tratamento indigno, colocando-as a margem da sociedade, tratando-as como indivíduos não merecedores de participarem e terem igual acesso a convivência e oportunidades que a sociedade oferece. Assim, toma-se como problema de pesquisa a indagação acerca de quais implicações surgem na identidade de mulheres que vivenciaram a experiência do cárcere. Objetivo geral: identificar como os sentidos da experiência do cárcere presentes em relatos de mulheres que passaram pelo sistema penitenciário implicam suas constituições identitárias. Objetivos específicos: 1) identificar os sentidos sobre a identidade da mulher detenta e ex-detenta a partir do relato dessas mulheres disponibilizados em redes sociais; 2) discutir os sentidos do discurso a partir da teoria das identidades de Ciampa, da teoria da exclusão de Bader Sawaia e teoria do estigma do Erving Goffman. Método: a pesquisa se classifica como qualitativa descritiva, para coleta de dados selecionou-se relatos em plataforma de acesso livre nacional Facebook, considerando as teorias psicossociais: das identidades,da exclusão social, do estigma e a teoria jurídica da dignidade. Na fase de análise aplicou-se sobre o material a Análise do Discurso (AD). Marco referencial: a atual pesquisa irá considerar como marcos teóricos na análise, a teoria do discurso e a teoria de estigma de Erving Goffman. De acordo com Resende, discurso é o momento em que há a integração das práticas sociais que envolvem a semiose/linguagem em articulação com os demais momentos das práticas: fenômeno mental, relações sociais e mundo material. A postura crítica da Analise do discurso está pautada no diálogo com a Ciência Social Critica buscando fazer questionamentos de aspectos políticos e morais da vida social. Dessa forma, a Analise do discurso acontece a partir da verificação de diversas categorias, dentre elas podemos identificar a categoria Ordem do Discurso que é constituída pelos elementos: Gêneros, discursos e estilos, esses três elementos combinados compõem o aspecto discursivo das redes de práticas sociais. Conforme Erving Goffman estigma é a situação de um individuo que se encontra inabilitado, reprovado, mediante o julgamento da sociedade, e por esse motivo não tem acesso a uma aceitação social plena. Percebe-se que as pessoas que possuem estigmas tentam escondê-lo, pois sabem que a honestidade imediata os faria ser socialmente reprovados, e procuram apresentar-se para o corpo social como um individuo dentro dos padrões aceitos e toleráveis, assim acabam ocultando sua verdadeira identidade, o que é algo extremamente doloroso. Ademais, essas pessoas são obrigadas a carregarem um enorme fardo, quando o estigma é conhecido por todos: Aceitar e conviver de forma harmoniosa com seu estigma quando a sociedade o reprova. Destarte, as pessoas estigmatizadas são obrigadas, de forma solitária, a viverem uma aceitação-fantasma e receberem como prêmio o direito de participarem de uma normalidade-fantasma que ofende de forma grotesca sua identidade.
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