AS VARIAÇÕES NAS CONCEPÇÕES DA ADOLESCÊNCIA ENTRE ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO-PE

Autores

  • Emanuela dos Santos Campos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Adrian Luan Freire Cavalcante Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Isabela Ferreira da Silva Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Yona Thaís Sampaio Gomes Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Lucimary Bezerra Florentino Alves Serapião Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Maria Jackeline Gomes Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Desenvolvimento psicossocial, Adolescência, Erik Erikson, Classes sociais, Setor privado, Setor público

Resumo

O presente artigo relata uma pesquisa realizada com alunos do nono ano das instituições escolares da cidade de Belém do São Francisco-PE. O trabalho propõe analisar se há variações nas concepções sobre a adolescência entre alunos dos setores público e privado, definindo se há variações entre os grupos no que diz respeito a conflitos psicológicos e de identidade, identificando se o período da adolescência é turbulento nos dois contextos e comprovando se alunos da instituição pública sofrem maior desregulação no que diz respeito a questões sociais que  os alunos da instituição privada. Como procedimento metodológico a pesquisa se baseou no método quantitativo. Os procedimentos de coleta e análise ocorreram da seguinte forma: foram coletados dados em duas instituições, sendo cada uma representante de um público específico. A  coleta foi realizada por meio de um questionário constituído por sete questões com conteúdo relativo a fatores biopsicossociais; em seguida os fatos foram selecionados em ordem de relevância, sendo primordial que os aspectos sociais fossem os mais consideráveis. Posteriormente houve a categorização, por conseguinte, as informações foram transformadas em percentual e por fim transferidas, com o fito de uma melhor visualização, para gráficos e tabelas. Tais dados foram  analisados com base na teoria do desenvolvimento psicossocial de Erik Erikson. Após análise, notou-se uma predominância de 14% relativo à consideração por elementos emocionais em alunos do ensino privado se comparado a alunos do setor público, enquanto relativo a esse segundo grupo houve uma maior predominância, mais precisamente de 14%, de interesse por questões sociais. Constatou-se então que as variações nas percepções sobre a juventude com base nas diferenças de castas existem e interferem no desenvolvimento da identidade do indivíduo.

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Campos, E. dos S., Cavalcante , A. L. F., Silva , I. F. da, Gomes , Y. T. S., Serapião , L. B. F. A., & Gomes , M. J. (2019). AS VARIAÇÕES NAS CONCEPÇÕES DA ADOLESCÊNCIA ENTRE ALUNOS DO NONO ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DE ESCOLAS PÚBLICAS E PRIVADAS DA CIDADE DE BELÉM DO SÃO FRANCISCO-PE . Fórum Regional De Pesquisa E Intervenção (FOR-PEI), (1). Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/FOR-PEI/article/view/70

Edição

Seção

GT1: PESQUISAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E PENSAMENTO CRÍTICO