PESQUISA CIENTÍFICA SOBRE O IMPACTO DA VISÃO DOS PROFESSORES A RESPEITO DOS ALUNOS QUE CUMPREM MEDIDAS SOCIOEDUCATIVAS
Palavras-chave:
Pesquisa científica, Professores, Respeito, Medidas socioeducativasResumo
Essa pesquisa de caráter qualitativa apresenta parte dos resultados obtidos de um estudo de base educacional, objetivando a coleta de dados em duas escolas de estados distintos, tendo como principal finalidade, identificar o impacto da visão estabelecida pelos os professores acerca dos alunos que cumprem medidas socioeducativas e como essa visão influência no processo de aprendizagem, ressocialização e inclusão social na vida desse adolescente, bem como verificar como os profissionais da educação conceituam um ato infracional e o papel exercido diante dessa realidade. Estabelecendo assim as possíveis intervenções no intuito de propiciar o devido acolhimento e estímulo para mudança de atitude e preparo para o exercício da cidadania e ética moral. Entretanto, de acordo com os dados coletados, foi possível observar que os professores tem demonstrado uma perspectiva ruim a respeito do futuro e vida dos adolescentes que cumprem medidas socioeducativas. Pôde-se compreender que muitos não conhecem o conceito do que é um ato infracional e tão pouco os objetivos das medidas socioeducativas, no entanto é visto uma construção de percepção a respeito desses adolescentes que ocasiona uma pertinente preocupação a respeito de que forma esse jovem que se encontra em descumprimento da lei está sendo acolhido pelas escolas e de que forma essa visão implica em sua vida e inclusão social, podendo ainda ressaltar os inúmeros prejuízos na aprendizagem dos mesmo, uma vez que a afetividade é um elemento indispensável no processo de ensino aprendizagem. A escola faz parte de um todo, que é a própria medida socioeducativa, a qual tem como objetivo maior evitar a recidiva do adolescente em novos atos infracionais. Mas o que se percebe é uma escola que pouco contribui para o seu objetivo principal: o retorno do adolescente para o convívio social.
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2019 Fórum Regional de Pesquisa e Intervenção (FOR-PEI)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.