ESTÁGIO NA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO SERTÃO DO SUBMÉDIO DO SÃO FRANCISCO

DEPUTADO ANTÔNIO CAVALCANTI NOVAES GRE FLORESTA. NO NÚCLEO DE ATENÇÃO AO SERVIDOR-NAS

Autores

  • Ana Alícia Ivo Martins de Sá Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Joana D'Arc Valgueiro Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Ana Patrícia Lima Pacheco Abreu Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Resumo

O trabalho é uma atividade dinâmica, múltipla e complexa, que corresponde ao que podemos ver em diversas civilizações, tendo sua subjetividade e variedade. O conceito de trabalho e seus aspectos vem se modificando com o decorrer do tempo. Com isso, trabalhar dignifica o ser humano, pois proporciona o sustento deste e dos seus, como também possibilita transformar e ser transformado cotidianamente, oportunizando o encontro e a definição do papel a ser exercido na sociedade, onde o indivíduo se adequa ao mundo e consegue se expor diante dele, por isso que o ambiente de trabalho deve ser acolhedor de ideias para que a sua concretude traga a satisfação de quem faz e a de quem recebe este resultado, quer seja em produto ou em serviço.  Visto que os espaços de trabalho também podem ser nocivos, e consequentemente gerar adoecimentos, necessário se faz atentar para além do que é mostrado, pois os indícios podem vir através de questões relativas ao baixo rendimento, faltas recorrentes, entre outros fatores. Diante disto, é imprescindível pensar na prevenção e promoção da saúde no âmbito do trabalho, com isso, surge a importância de dar ao trabalhador um ambiente adequado para realizar suas atividades, e para conviver de forma harmônicas entre os mesmos. A relação trabalho-saúde-doença, consiste em um fazer e pensar singularizado, já que as demandas e as diferentes ações presentes no âmbito do trabalho, assim como, o contato com diferentes subjetividades podem atuar de forma benéfica ou maléfica sobre os resultados do trabalho, gerando ou não prejuízos na saúde dos mesmos. “A Saúde do Trabalhador, enfim, configura um campo de conhecimentos e de práticas que tem como objetivo o estudo, a análise e a intervenção nas relações entre trabalho e saúde-doença, mediante propostas programáticas desenvolvidas na rede de serviços de saúde pública (Conselho Federal de Psicologia (Brasil), 2019 apud. LACAZ, 1996)”. Com as mudanças políticas depois de 1970, foi possível se pensar em Políticas Públicas, resguardando a população dos seus direitos fundamentais, sendo um deles o direito à saúde. O Trabalhador é assegurado pela  Lei nº 8.080, de 19 de Setembro de 1990  diz que : “§ 3º Entende-se por saúde do trabalhador, para fins desta lei, um conjunto de atividades que se destina, através das ações de vigilância epidemiológica e vigilância sanitária, à promoção e proteção da saúde dos trabalhadores, assim como visa à recuperação e reabilitação da saúde dos trabalhadores submetidos aos riscos e agravos advindos das condições de trabalho[...]”.   No âmbito da psicologia, é importante estar atento as formas de organizações do trabalho e como elas se relacionam. Refletir sobre como essas relações impactam na vida do trabalhador e garantir o direito à saúde. O Núcleo de Atenção ao Servidor – NAS, traz a possibilidade de olhar o servidor além da sua função, e sim, como ser humano que possui potencialidades e fragilidades, que precisam ser respeitadas e trabalhadas. Para que haja este trabalho é importante que a equipe esteja com esse olhar atento e acolhedor para os mesmos, analisando a qualidade de vida do servidor, seja no ambiente de trabalho e/ou na sua relação pessoal. O diálogo com os setores internos e externos é essencial, pois possibilita encontros de reflexão e troca de experiência e vivência que contribuem para o crescimento dos servidores envolvidos, além de fortalecer os encaminhamentos e acompanhamentos. O acesso a orientação dos direitos funcionais, empodera os servidores, no sentido de conhecer as obrigações e os seus direitos, com o propósito de estabelecer relações mais lineares e saudáveis nos espaços de trabalho.  De acordo com a Portaria SE nº 7091 de 12 de agosto de 2010 e a instrução de serviço do NAS, nº 17/2016, é perceptível o quanto a existência deste serviço dentro da GRE, facilita o processo de intervenção, seja no âmbito da saúde (tanto na prevenção, quanto no tratamento), ou nas relações interpessoais. O estágio iniciou no final de setembro de 2018, momento em que estudei a teoria e o significado das ações do NAS dentro da educação, seja na GRE ou nas Escolas. Ainda neste mesmo ano tive a oportunidade de participar do planejamento e da execução das Ações Coletivas na GRE: Outubro Rosa e dia do Servidor Público. Em 2019, já apropriada da práxis do NAS, e com maior autonomia dentro da equipe, contribui na construção do planejamento do ano em curso, sempre com o direcionamento de melhoraria da qualidade de vida do servidor na sua área de trabalho. Com isso, foi pensado maneiras de promover e prevenir a saúde do trabalhador da Educação, assim como, assegurar um melhor relacionamento entre os funcionários (um foco pertinente, já que é recorrente desentendimentos entre os profissionais). De todo o planejamento, trarei como recorte, o Calendário da Afetividade, que consiste, a cada mês sensibilizar os servidores da GRE, quanto a sua trajetória cotidiana e ao seu papel enquanto funcionário e cidadão que, a partir do mês de Março/2019  foi dado início a este calendário, tendo a cada mês uma temática trabalhada, e seus efeitos ressoavam na GRE e para além dos seus muros. Essas temáticas tiveram como foco: o cuidado com si e com os outros; a empatia; o resgate da criança interior; as ações de saúde no âmbito da prevenção e promoção à qualidade de vida. Como resultado fomos procurados para escuta e orientação e encaminhamentos para tratamento psicológico. Ressalto que esta é uma atividade piloto, visando a pretensão de estender aos Servidores das Escolas Estaduais a partir do ano de 2020.  Assim como estas práticas já citadas estou tendo a oportunidade de participar do curso de Atualização em Atenção Integral à Saúde do Servidor, que tem sido uma maneira de fortalecer, para mim, como estagiária, as funções gerais e específicas do NAS, assim como vem sendo uma forma de me capacitar melhor sobre Saúde do Servidor. Esse curso é oferecido pelo Governo do Estado de Pernambuco e trabalha com todos os NAS existentes no estado.

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Sá, A. A. I. M. de, Valgueiro , J. D. ., & Abreu, A. P. L. P. . (2019). ESTÁGIO NA GERÊNCIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO DO SERTÃO DO SUBMÉDIO DO SÃO FRANCISCO : DEPUTADO ANTÔNIO CAVALCANTI NOVAES GRE FLORESTA. NO NÚCLEO DE ATENÇÃO AO SERVIDOR-NAS. Fórum Regional De Pesquisa E Intervenção (FOR-PEI), (1). Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/FOR-PEI/article/view/85

Edição

Seção

GT2: SAÚDE E INTERDISCIPLINARIDADE- TEORIA, METODOLOGIA E PRÁXIS