OFICINA DE COGNIÇÃO

Autores

  • Janis Joplin dos Santos Mota Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Mônica Monaliza Santos Souza Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Resumo

No dia 18 de maio de 2018, as 10hrs da manhã houve a execução da oficina prática proposta pelas disciplinas de desenvolvimento humano e processos cognitivos, onde ocorreu em uma das salas de aula da Facesf, que fica localizada a escola Epol, com o tema desenvolvendo habilidades. A oficina foi proposta para pré-adolescentes e foi visado aplicação com embasamento em Vygotsky na inter-relação entre aprendizagem e desenvolvimento, onde para ele o esse processo é dado a partir de uma acumulação gradual de reflexos condicionados. Teve como objetivo trabalhar e desenvolver os aspectos cognitivos em desenvolvimento nos adolescentes na faixa etária de 12 a 13 anos. Diante do desejado teve como método algumas dinâmicas que exigiam o uso da atenção, memória e emoções.   Iniciou-se a dinâmica das vendas: Foi pedido para que formassem duplas e assim foi entregue vendas  a um de cada dupla, eles precisavam observar e memorizar uma característica do parceiro, onde um da dupla foi vendado e mudado de lugar, assim, depois somente pelo tato identificar seu parceiro pela característica antes observada, eles por sua vez tiveram dificuldades em encontrar o parceiro principalmente por não lembrarem mais da características, com o fim da dinâmica foi explicado a necessidade de nessa fase eles prestarem mais atenção, justamente por ser uma fase onde essa parte da cognição ainda está em defict. Dinâmica de memorização: Onde foi ditado uma sequência de cores 10 e eles precisavam decorar, para quando recebessem os cartões com as cores, eles montassem a sequência correta em um tempo determinado de 15 segundos, inicialmente eles não conseguiam focar ou ouvir uns aos outros, porém no decorrer foram se ajudando mais e vendo a importância de prestarem atenção  no outro, assim estimulando melhor a memorização, interação e respeito na opnião dos colegas. Por fim ouve a meditação/introspecção: Os adolescentes deitaram se de forma confortável, com os olhos fechados e com som ambiente, a monitora começou a falar para que eles se imaginassem em um lugar lindo, cheiroso, agradável e com pessoas que eles se sentissem bem, depois correndo nesse lugar eles encontravam uma porta, entrando nessa porta tinha uma caixa preta em uma sala vazia e ao abrir a caixa estaria o que a imaginação referênciasse á emoção deles. Assim foi encerrado a parte da imaginação e sentaram todos em uma roda relatando o que cada um tinha imaginado e como saíram das situações imaginadas, alguns chegaram a não conseguir abrir a caixa por medo, outros preferiam ficar em lugares sozinhos, houveram pessoas que relataram a lembrar de separações importantes desde dos pais, ao luto. E por fim, cada um conseguiu observar o que passou e como lidar com seus pensamentos e sentimentos diante de cada situação. Todas as dinâmicas foram executadas de modo satisfatório para o grupo, tendo resultados esperados para a oficina, onde todos os adolescentes participaram e interagiram muito bem a todas as etapas, forem receptivos,  quanto as novas habilidades a serem trabalhadas e apresentaram de forma gradual uma relevante evolução nos processos trabalhados como exposto nos métodos.

Publicado

2019-12-20

Como Citar

Mota, J. J. dos S., & Souza, M. M. S. . (2019). OFICINA DE COGNIÇÃO. Fórum Regional De Pesquisa E Intervenção (FOR-PEI), (1). Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/FOR-PEI/article/view/86

Edição

Seção

GT2: SAÚDE E INTERDISCIPLINARIDADE- TEORIA, METODOLOGIA E PRÁXIS