ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA (ADC) E RACISMO RECREATIVO

A REPRODUÇÃO DO RACISMO A PARTIR DO ENTRETENIMENTO

Autores

  • Rosênia Freire Rocha Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Luiz Eduardo Garcêz de Vasconcelos Vieira Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Pedro Henrique Alves Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Racismo recreativo, Análise de Discurso Crítica (ADC), Teorias psicossociais

Resumo

Introdução: A presente pesquisa possui como ponto de partida a possibilidade de construção do racismo por meio da série Todo Mundo Odeia o Chris. Logo propõe-se a indagar os elementos que reproduz ações discriminatórias implícitas e explícitas no humor da série. Objetivo geral: identificar os elementos discursivos (ordem do discurso, gênero, discursividade e estilos) utilizados para reproduzir e legitimar os processos de exclusão de indivíduos negros e não-brancos a partir de um episódio de Todo Mundo Odeia o Chris. Objetivos específicos: 1) Apresentar os conceitos  centrais do racismo recreativo a partir de Adilson Moreira; 2) Discutir os elementos discursivos (ordem do discurso, gênero, discursividade e estilos) de um episódio de Todo Mundo Odeia o Chris a partir do discurso na perspectiva de Fairclough; 3) Analisar os dados a partir da temática do racismo recreativo proposto por Adilson Moreira e as teorias psicossociais sobre processos de exclusão social por Bader Sawaia e construção de identidades por Ciampa. Método: A pesquisa se qualifica como qualitativa empírica com a articulação de dados bibliográficos e para a fase de coleta de dados utilizou-se como critério de inclusão o episódio com maior audiência no Brasil da série norte-americana Todo Mundo Odeia O Chris, sendo esse o oitavo episódio da primeira temporada. No procedimento de análise aplicou-se sobre o episódio delineado a técnica de Análise do Discurso Crítico (ADC). Resultados parciais: A narrativa do seriado é construída a partir da vivência no Brooklyn norte-americano de 1982 enfatizando as desigualdades raciais. Contudo, ocorre de forma sutil e comparativa a reprodução nas interações sociais. Além disso, o racismo recreativo possui a questão psicológica denominada como aversiva traduzindo relações contemporâneas, pois além do simbólico, existe também a ordem direta e individual que classificam os estereótipos negativos do racismo institucional. Em suma, o projeto de dominação em que reinicia as relações assimétricas através de uma política cultural, a qual constrói o sistema de representação por meio do encobrimento da estrutura racista em expressões cômicas define o conceito de racismo recreativo, conforme Moreira (2019). Nesse sentido, pela análise de discurso crítica (ADC) ao considerar a linguagem como prática social, captando o discurso entre a relação intermediária de linguagem enquanto estrutura e de eventos particulares que constituem práticas individualizadas. Sendo possível compreender pelo discurso as maneiras de identificar e representar pessoas e coisas, para assim posicioná-las por meios de ações e reações, compondo assim as categorias intrínsecas do discurso: discursividade, estilos e gêneros. Portanto, apreende-se inicialmente que as práticas sociais demonstradas no episódio analisado podem reproduzir práticas discriminatórias e racistas para os telespectadores, articulando-se por meio do entretenimento e do “humor” para manter e sustentar uma estrutura racial, logo sendo possível compreender pela ADC como ocorre esse processo e suas particularidades através da articulação com as teorias psicossociais.

Publicado

2020-12-14

Como Citar

Rocha, R. F., Vieira , L. E. G. de V. ., & Santos , P. H. A. . (2020). ANÁLISE DE DISCURSO CRÍTICA (ADC) E RACISMO RECREATIVO: A REPRODUÇÃO DO RACISMO A PARTIR DO ENTRETENIMENTO. Fórum Regional De Pesquisa E Intervenção (FOR-PEI), (2). Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/FOR-PEI/article/view/94

Edição

Seção

GT1: PESQUISAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E PENSAMENTO CRÍTICO