A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AUTISMO NA PSICOLOGIA NOS ANOS DE 2013 A 2020

Autores

  • Maria Eneilly Alves dos Santos Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)
  • Luiz Felipe Costa Alves Faculdade de Ciências Humanas e Exatas do Sertão do São Francisco (FACESF)

Palavras-chave:

Autismo, Transtornos Globais do Desenvolvimento, Transtornos Invasivos do Desenvolvimento, Transtornos do Espectro do Autismo, Transtorno Autista, Espectro Autístico

Resumo

Introdução: O autismo é uma síndrome comportamental, no qual o processo de desenvolvimento infantil encontra-se distorcido (Rutter, 1996). O DSM V (APA, 2014) apresenta o autismo como uma condição que proporciona déficits persistentes na comunicação e interação social, resultando em, entre outras características, dificuldades para estabelecer uma conversa normal e déficits para desenvolver, manter e compreender relacionamentos, e padrões repetitivos de comportamento. Objetivo geral: Analisar a Produção Científica Brasileira que aborda o tema autismo, com o propósito de identificar o atual cenário científico sobre esta temática no campo da Psicologia. Objetivos Específicos: Analisar estudos científicos, com o propósito de obter conhecimento de como tem se dado o avanço do autismo na Produção Científica Brasileira; Analisar como o autismo é abordado nas diferentes abordagens da psicologia; Tornar visível quais avanços devem ser feitos na literatura científica referente ao autismo na Psicologia. Método: Foi realizada uma revisão da literatura científica brasileira sobre o autismo no campo da Psicologia. Foram analisadas as bases de dados PePSIC e Scielo, com o intuito de identificar o atual cenário da produção científica sobre esta temática. Para tanto, foi realizado um levantamento de artigos científicos publicados em periódicos brasileiros no período de 2013 a 2020, sendo assim uma extensão do trabalho de Guedes e Tada (2015). Aos artigos selecionados foi realizada uma análise de seus textos e foram classificados nas seguintes categorias: a) apresentassem o autismo em seu contexto, b) apresentasse autismo nas diferentes abordagens da psicologia, c) qual o tipo de pesquisa realizada (teórica, experimental, aplicada). Esses pontos foram analisados afim de se produzir um panorama completo acerca da produção científica brasileira sobre o autismo na Psicologia. Resultados: Foram identificados 213 artigos, sendo 95 artigos de revisão e atualização teórica, 35 artigos referente a avaliação e caracterização das manifestações clínicas, 1 artigo sobre prevalência e comorbidade, 20 artigos sobre propriedades psicométricas de instrumentos de avaliação, 16 artigos referente as questões familiares e 46 artigos que tratavam das questões de intervenção. Considerações Finais: Diante do que foi analisado, foi possível perceber um avanço no que diz respeito a área de maior publicação brasileira referente ao autismo, que está mais voltada para a questão da leitura psicanalítica, enquanto que no trabalho de Guedes e Tada (2015), a área de maior publicação sobre o tema era a da intervenção fonoaudiológica. É necessário que as demais áreas também foquem mais na questão do autismo, de modo a ter uma maior compreensão do mesmo, considerando todos os seus aspectos, de modo a obter um diagnóstico mais preciso e eficaz.

Publicado

2020-12-14

Como Citar

dos Santos, M. E. A., & Alves , L. F. C. . (2020). A PRODUÇÃO CIENTÍFICA BRASILEIRA SOBRE AUTISMO NA PSICOLOGIA NOS ANOS DE 2013 A 2020. Fórum Regional De Pesquisa E Intervenção (FOR-PEI), (2). Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/FOR-PEI/article/view/98

Edição

Seção

GT1: PESQUISAS TEÓRICAS E EMPÍRICAS EM CIÊNCIAS SOCIAIS E PENSAMENTO CRÍTICO