O ANALFABETO E SUA JORNADA DE ACESSO À JUSTIÇA

Autores

  • Victor de Souza Moreira Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Palavras-chave:

Estigma. Identidade. Acesso à justiça.

Resumo

O estudo proporá um paralelo entre o sujeito analfabeto, com identidade estigmatizada ou não, e o acesso à justiça. O analfabeto, enquanto jurisdicionado (autor ou réu em processo judicial), no exercício do direito constitucional de efetivo acesso à justiça, seria ou não estigmatizado nas relações sociais com operadores do direito (defensores, juízes e promotores). Evidenciando-se que o acesso à justiça não se limita apenas ao ingresso da ação, é encarado como requisito fundamental – o mais básico dos direitos humanos – de um sistema jurídico moderno e igualitário que pretende garantir, e não apenas proclamar os direitos de todos (CAPPELLETTI, 1988), sem exclusões e nem predileções. A metodologia de pesquisa será a qualitativa, quando visa analisar a realidade social do analfabeto no acesso à justiça no Brasil e sua riqueza de significados, e descritiva, quando visa descrever características do fenômeno.

Biografia do Autor

Victor de Souza Moreira, Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

Especialista em Processo Civil pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Bacharel em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP)

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Publicado

2019-08-26

Como Citar

Moreira, V. de S. (2019). O ANALFABETO E SUA JORNADA DE ACESSO À JUSTIÇA. Revista Jurídica Legalislux, 1(2). Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/Legalislux/article/view/47

Edição

Seção

Artigos