GUERRA FISCAL NO BRASIL

APONTAMENTOS SOBRE A NECESSIDADE DE FIXAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS FISCAIS

Autores

  • Jéfilani dos Anjos Silva Ferraz Rodrigues Faculdade de Petrolina (FACAPE)

Palavras-chave:

Concessão de benefícios. Renúncia de receita. Guerra Fiscal.

Resumo

O presente estudo tem como objetivo, analisar os critérios a serem fixados para identificar quando um fenômeno inicialmente compreendido como concessão de subsídios se configura como renúncia de receita. Conforme previsto no Artigo 1º da Constituição Federal de 1988, a República Federativa do Brasil é “formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal”, constituindo o Estado Democrático de Direito. Apesar de a Administração Pública ter como objetivo a busca pelo bem comum, por vezes, Estados e Municípios promovem uma disputa identificada como guerra fiscal, com o intuito de atrair empresas para seus territórios, para tanto, lançam mão de concessão de benefícios, que vão desde a disponibilização de infraestrutura até a redução ou isenção de determinados tributos, podendo configurar renúncia de receita e, consequentemente, prejuízos ao erário. Para se alcançar o objetivo foi realizada uma pesquisa exploratória, bibliográfica e documental e qualitativa. A partir das informações adquiridas, verificou-se que a disputa existente entre Estados e Municípios tende a enfraquecer a Estado Federal, negligenciam o ordenamento jurídico e podem causar prejuízo ao erário e à sociedade.

Biografia do Autor

Jéfilani dos Anjos Silva Ferraz Rodrigues, Faculdade de Petrolina (FACAPE)

Bacharela em Direito pela FACAPE. Bacharela em ciências contábeis pela Universidade Católica Dom Bosco, Especialista em Regimes Próprios de Previdência Social pela FACESF. MBA em Gerência Contábil, Auditoria, Perícia e Controladoria pela UNINTER/FACINTER e MBA em Planejamento Tributário (cursando) pela FACAPE.

Downloads

Publicado

2020-11-18

Como Citar

dos Anjos Silva Ferraz Rodrigues, J. (2020). GUERRA FISCAL NO BRASIL : APONTAMENTOS SOBRE A NECESSIDADE DE FIXAÇÃO DE CRITÉRIOS PARA CONCESSÃO DE BENEFÍCIOS FISCAIS. Revista Jurídica Legalislux, 2(2), 7–18. Recuperado de https://periodicosfacesf.com.br/index.php/Legalislux/article/view/50

Edição

Seção

Artigos